Reitora da PUC Goiás participa do II Encontro Sinodal de Reitores Universitários
A reitora da PUC Goiás, Olga Izilda Ronchi, participa do II Encontro Sinodal de Reitores Universitários, que teve início nesta quarta-feira, 20, e segue até o dia 24 de maio, na PUC-Rio. O evento discute o tema “Os 10 anos da Laudato Si’”, encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado com a casa comum.
Promovido pela Rede Universitária para o Cuidado da Casa Comum (RUC), com o apoio da Pontifícia Comissão para a América Latina (PCAL), o encontro dá continuidade ao primeiro evento da rede, “Organizando a Esperança”, realizado com a presença do Papa Francisco na Santa Sé, em 21 de setembro de 2023.
De caráter acadêmico, com alcance e impacto internacional, o encontro reúne representantes de mais de 200 universidades públicas e privadas da América Latina, Caribe, Espanha, Portugal e Estados Unidos. A proposta é aprofundar o legado do Papa Francisco, fortalecendo o diálogo entre as instituições em torno de uma justiça social, ambiental e ecológica.
O II Encontro Sinodal também se configura como um preparatório para a COP 30, que será realizada neste ano, em Belém (PA), e deverá ampliar o debate sobre temas como a dívida ecológica e a esperança pública.
Em mensagem gravada em espanhol aos participantes, o Papa Leão XIV destacou a dimensão sinodal da iniciativa com palavras de encorajamento aos reitores, além de encerrar com uma bênção especial.
Confira a mensagem na íntegra
“Sei que vão realizar um trabalho sinodal, de discernimento, como preparação para a COP 30. Vão refletir juntos sobre uma possível remissão entre a dívida pública e a dívida ecológica, uma proposta que o Papa Francisco havia sugerido em sua mensagem para a Jornada Mundial da Paz.
E, neste Ano Jubilar, ano de esperança, esta mensagem é muito importante.
A vocês, reitores universitários, quero encorajá-los nesta missão que assumiram: serem construtores de pontes, de integração entre as Américas e com a Península Ibérica, trabalhando por uma justiça ecológica, social e ambiental.
Agradeço por todos os seus esforços e seu trabalho. Animo-os a continuar construindo pontes.
E gostaria de concluir com uma bênção, confiando na graça de Deus que nos acompanha sempre: a bênção de Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vocês e os acompanhe sempre. Amém.”