Reitor prestigia homenagem a Ildeu Moreira Coêlho

A noite de ontem, 30, foi de emoção no teatro do Centro Cultural da UFG, na Praça Universitária. Isso porque o professor Ildeu Moreira Coêlho teve sua contribuição acadêmica e profissional reconhecida com o título de professor emérito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em uma cerimônia marcada por sua trajetória de protagonismo e luta. Conhecido também por ser o primeiro doutor em Filosofia de Goiás – título que o docente recebeu na USP, com orientação de Marilena Chauí – o professor, que iniciou sua carreira docente na antiga Faculdade de Filosofia, hoje PUC Goiás, é um dos principais nomes da filosofia da educação na região Centro-Oeste.

Por sua história confundir-se com a própria história do ensino superior em Goiânia e no estado, Ildeu teve a companhia de um auditório ilustre e lotado na noite de homenagens. Personalidades que marcaram o ensino e a pesquisa em toda a região estiveram presentes na celebração, que contou também com um jantar, ao final. Entre os convidados, o reitor da PUC, professor Wolmir Amado, que definiu o homenageado como um dos grandes nomes da educação em Goiás.

Na homenagem, ao relembrar sua trajetória, Ildeu Moreira Coêlho agradeceu em especial a Faculdade de Educação (FE) da instituição pública, local que ainda atua hoje, na pós-graduação. “Minha segunda casa”, ressaltou. Reitor da UFG, Edward Madureira Brasil definiu o momento como uma “honra e um privilégio”, por ser ele o reitor a entregar o título. Também destacou a importância de reconhecer trajetórias que contribuíram para a instituição e para a educação pública, sobretudo em um momento tão desafiador.

Com uma curta passagem pela então Faculdade de Filosofia da Universidade de Goiás – hoje PUC – na década de 1960, o agora professor emérito consolidou sua carreira na UFG, onde atuou por 49 anos na Faculdade de Educação (FE).

Fotos: Ana Paula Abrão

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.