Reitor é padrinho de turmas do projeto Ensino Consciente

A tarde foi marcada pela vitória de 26 formandos – 17 do Ensino Médio e outros nove do Ensino Fundamental – nesta sexta-feira, 31. No edifício que ajudaram a construir e onde estudaram nos últimos meses, como parte do projeto Ensino Consciente, os colaboradores, seus familiares e convidados compartilharam a emoção de concluir mais uma etapa importante, a do retorno aos estudos.

O projeto, iniciativa da Consciente Construtura e Incorporadora em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), foi iniciado em 2009. Na tarde de hoje, alguns dos alunos que estavam no início do projeto, sem terem concluído ainda o Ensino Fundamental, estão aptos a tentarem vagas no Ensino Superior. “Essa formatura tem um significado muito especial. Conseguimos sair, em alguns casos, da alfabetização, e chegar no Ensino Médio”, comemorou o presidente da Consciente, Ilézio Inácio Ferreira.

Padrinho das turmas, o reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, cumprimentou as famílias e, diretamente para os formandos, pediu que sonhem alto sempre. “Eu me sinto muito honrado porque esse momento representa uma etapa muito importante, que abre horizontes. Quero que vocês sonhem grandes coisas, de modo duradouro. Não tenham medo de sonhar. Vocês são o rosto da dignidade desse país”, frisou.

Superintendente regional do Sesi, Paulo Vargas comemorou o resultado da parceria e lembrou a ainda baixa escolaridade no mercado de construção civil no país. “Cerca de 28% dos trabalhadores da construção civil não concluíram o ensino fundamental”. Com o projeto, mais de 50 colaboradores da Consciente já concluíram etapas de formação. Em todo o estado, o Sesi contou, em 2016, com 4.800 matriculados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desses, mais de 600 pertencem à construção civil. “Essa formatura é o exemplo concreto da atuação da indústria. É preciso reverter as estatísticas”, frisou o presidente do Sistema Fieg, Pedro Alves.

Superação

Orgulhosos pela conquista, os formandos não esconderam os sorrisos em meio às fotos tiradas pelos celulares e câmeras. Luiz Carlos das Neves, que concluiu o Ensino Médio, falou a todos da importância do projeto para o seu futuro. “Se não fosse essa parceria, eu não teria a melhor condição de dar continuidade aos meus estudos. Tudo que alguém faz de positivo contribui para algo maior”, refletiu ele, que iniciou no projeto no sexto ano do Ensino Fundamental.

O formando Paulo Castro Silva, do 9º Ano, também comemorou o novo começo. “Durante três anos, escalamos e edificamos nossas colunas. Hoje concluímos essa fase. Estudar, para muitos aqui, significou a realização de um sonho”.

O sonho, como frisaram os consulentes, continua: uma nova turma foi aberta e já recebe inscrições.

Fotos: Wagmar Alves