Reitor da PUC Goiás toma posse como sócio-titular do IHGG

O reitor da PUC Goiás, prof. Wolmir Amado, toma posse como sócio-titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG) nesta terça-feira, 4, às 8h30, na sede do Instituto, situado à Rua 82, n. 455, Setor Sul.

O IHGG, criado em 1932, realiza estudos pertinentes à história, geografia e ciências afins, referentes ao Brasil e, principalmente, ao Estado de Goiás.
Prof. Wolmir ocupará a cadeira número 13, que tem como patrono o padre Luís Palacin Gomes e cujo primeiro ocupante foi o padre José Pereira de Maria. Ele foi indicado pelos relevantes serviços prestados à educação, ao conhecimento e à cultura. Seu nome foi aprovado, por unanimidade, em reunião ordinária do Instituto.

A função de sócio-titular, uma das categorias do quadro de associados do IHGG e que conta com 50 cadeiras, é vitalícia e tem o intuito de colaborar para o engrandecimento do IHGG, que também tem a missão de incentivar e apoiar os municípios, por meio de suas respectivas prefeituras e câmaras municipais, visando à criação e manutenção de arquivos históricos, cuja guarda e zelos locais facilitem o acesso a pesquisadores e demais interessados.

O IHGG é responsável por recolher, classificar e conservar documentos de valor histórico, correspondência, diários, fotografias e outras manifestações do pensamento que interessem à memória histórica e geográfica brasileira. Além dos sócios-titulares, o Instituto conta ainda com sócios eméritos, beneméritos, honorário, e correspondentes Internacional, Nacional e do Estado.

Breve currículo do reitor

Wolmir Therezio Amado é gaúcho da cidade de Paim Filho, onde nasceu em 26 de janeiro de 1962. Veio para Goiás em 1979. Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), em 1992 defendeu dissertação sobre o tema A Igreja Católica e a questão agrária em Goiás. Década de 1950 a meados de 1960. É licenciado em Filosofia Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande (MS), em 1983, tem duas especializações – em Filosofia da Religião, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em 1991, e Filosofia Comtemporânea, também em 1991, pela UFG.

Desde 1º de abril de 1986 na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, aprovado em concurso público para professor, Wolmir Amado também foi professor de Filosofia na UFG. Depois de coordenar, na PUC, a área de programas e projetos comunitários, em 1987, assumiu a Secretaria Executiva da Sociedade Goiana de Cultura, mantenedora da Universidade (1992-1996), e se tornou vice-presidente da entidade em 1997. De 1998 a 2000, foi vice-reitor para Assuntos Acadêmicos. Em 29 de novembro de 2002 foi nomeado reitor da PUC Goiás.

Entre os cargos de gestão, ganham destaque: Conselho Regional de Leigos do Centro-Oeste (1992-1998), Conselho Nacional de Leigos e Leigas Católicos do Brasil (1998-2004) e Associação Brasileira das Escolas Superiores Católicas (ABESC), biênio 2006-2007. Em agosto de 2006, foi eleito para o Conselho de Administração da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC), como representante da América Latina. Foi vice-presidente do Conselho Superior da Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC). Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB – biênio 2013/16set2015), atualmente é membro do Conselho Superior da ANEC (2014-2017) e membro titular do Conselho Deliberativo do CRUB a partir de 16 de setembro de 2015. Em 1996 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado o título honorífico de “Cidadão Goiano” (Decreto-Lei nº 12.836) e, em 2006, da Câmara de Goiânia, o título de “Cidadão Goianiense” (Decreto Legislativo nº 002, de 24.02.2005).

É autor dos livros A Religião e o Negro no Brasil, 1989; A Igreja e a Questão Agrária no Centro-Oeste do Brasil (1950-1968), 1996; Nosso Tempo: Questões da Atualidade, 1997; Diálogos com a Fé, 2004; Diálogos com a Educação, 2005; Diálogos com a Filosofia, 2005; e Diálogos com a História, 2005.