Reflexão sobre Campanha da Fraternidade reúne alunos da Unati

A aula inaugural da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) para o primeiro semestre de 2024 foi realizada nesta segunda-feira, 11 de março, no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades. Nesta edição, o Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás trouxe uma reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social”.

O padre Helton Thyers, que é da Pastoral da Universidade e também mestrando em Ciências da Religião, fez uma palestra de abertura e falou da importância da universidade como ponto de encontro intergeracional dentro da cidade e da dimensão espiritual para todos os estudantes, independente de qual idade.

“A dimensão da espiritualidade nos ensina a lidar com os desafios da existência, das transformações de cada ciclo e é essencial que seja praticado e cultivado”, explicou o padre, lembrando que a espiritualidade independe da crença de cada pessoa.

Em sua apresentação lembrou ainda do papel da universidade no acolhimento de pessoas de diversas idades, raças e culturas, como o que sugere o tema da campanha e, que a partir desta troca, é produzido o conhecimento.

Para o estudante de Fonoaudiologia Igor Pereira Borges, 18, este foi um primeiro momento de contato com a Unati e o público com que ele estará diretamente ligado neste próximo período. Ele é um dos voluntários do programa. “Sou muito comunicativo e já atuo na minha igreja, então tenho essa proximidade com pessoas mais velhas”, explica.

Já a doméstica Jerusa Pereira Lima, 60, vê na Unati a oportunidade de encontrar novos amigos e de aprender. No último semestre, ela estudou espanhol e agora quer praticar dança. Com dois filhos já criados, ela gosta de aproveitar o tempo livre dentro da universidade. “Eu amei voltar a estudar depois de tanto tempo”.

Segundo a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres, o objetivo de trazer a Campanha da Fraternidade 2024 para dentro da Unati é inaugurar uma nova perspectiva de qualidade de vida que inclui a dimensão espiritual. “A gente traz hoje o conceito de fraternidade e de amizade social para dentro do nosso contexto, que é um espaço que interagem pessoas com mais de 60 anos, algumas que vivem sozinhas, que têm por vezes poucos encontros intergeracionais e que têm essa oportunidade aqui, a partir com contato com nossos estudantes”.

Neste semestre, o programa oferece oito disciplinas abrangentes, incluindo Inglês, Francês, Espanhol, Dança de Salão, Aplicativo para Celular, Patrimônio Cultural, A Filosofia e a Velhice e Dar Voz a Quem Merece 60+. As aulas serão ministradas nos turnos matutino e vespertino, nas instalações da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), na Área 6 da universidade, situada à Rua 227, nº 3669, Setor Leste Universitário (ao lado da Cical). Para mais informações sobre vagas remanescentes, entre em contato pelos telefones: 3309-6154 e 6155.