Recepção dos calouros proporciona encontro entre a universidade e as famílias

A manhã desta quinta-feira, 15, marcou o início das aulas do 1º semestre letivo para os calouros 2024/1 e, com o intuito de aproximar a universidade dos novos estudantes e suas famílias, a reitoria organizou a já tradicional acolhida aos calouros, que ocorreu simultaneamente na Escola de Ciências Médicas e da Vida (ECMV), Escola de Ciências Sociais e da Saúde (ECCIS), Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH), Escola Politécnica e de Artes e Escola de Direito, Negócios e Comunicação (EDNC), durante o período matutino, a partir das 8h, em seus respectivos auditórios, ocasião em que reuniu os diretores dos cursos para uma breve apresentação àqueles que acabam de ingressar na PUC Goiás.

A programação continua na noite de hoje, 15, a partir das 19h, na EDNC, e amanhã, 16, a partir das 8h, na ECMV, EFPH e Escola Politécnica e de Artes, seguindo, no período noturno, a partir das 19h, na ECMV, EFPH e Escola Politécnica e de Artes.

Presente na EFPH, a professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás, referiu que esse trabalho de recepção e boas vindas é feito com muita satisfação e é muito importante porque, dentre outros objetivos, apresenta os novos ingressantes da administração da universidade, fala sobre sua gestão, mas também sobre os princípios norteadores da instituição (princípios, valores, missão e identidade da PUC Goiás), além de apresentar a universidade para que os novos estudantes vão se ambientando: “Recebemos estudantes que buscam desenvolver seus projetos de vida, de formação profissional inicial, e nós os acolhemos com muita alegria e generosamente para que façam da PUC Goiás sua casa também”.

A professora adita que o diferencial da PUC Goiás é promover não só a formação profissional do estudante, deixando a universidade com o diploma na mão e bem formado em uma das áreas do conhecimento, mas também do ponto de vista da cidadania, por oferecer “formação integral e humana, que é também um dos objetivos perseguidos pela universidade”.

No Auditório da Área 4, por sua vez, uma das professoras responsáveis pela acolhida foi a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Priscila Valverde de Oliveira Vitorino. Diante de um volume considerável de estudantes e familiares, ela afirmou que a recepção aos calouros da ECCIS é uma oportunidade de, desde já, falar sobre a dimensão da universidade no ensino, na pesquisa e na extensão: “Hoje a gente vai falar sobre a instituição como um todo e, no segundo dia, teremos também uma abordagem mais específica sobre os cursos, além de abordar a programação acadêmica, disciplinas, cronograma”, explicou.

Na oportunidade, os estudantes receberam um exemplar do calendário acadêmico para que possam acompanhar as datas das avaliações, início e término de semestre e eventos habitualmente promovidos pela PUC Goiás durante o ano, como a Semana da Cidadania e Congresso de Ciência e Tecnologia.

A acolhida na visão dos calouros e familiares

A caloura do curso de Psicologia Bruna Monteiro Belo, era uma das estudantes presentes do Auditório da Área 4. Animada com o início da nova caminhada, ela conta que a iniciativa é muito positiva por esclarecer e informar o aluno que acaba de ingressar na faculdade e se sente ‘perdido’ no início.

Sobre a escolha do curso e suas expectativas, ela registrou: “Eu escolhi o curso de Psicologia porque acho incrível a capacidade da mente humana. Estou preparada para essa jornada de 5 anos aqui na PUC Goiás, as minhas expectativas são muito positivas”.

Iniciando o curso de Fonoaudiologia, Izabella Rodrigues, aos 18 anos, levou a mãe para participar da recepção aos calouros. Ao falar sobre a filha, Helenice Rodrigues era só orgulho: ela conta que o caminho que trouxe a filha até aqui foi longo e árduo, mas valeu cada gota de suor.

“Eu sou professora e graças a Deus ela teve muito incentivo para fazer um curso superior dentro de casa. A princípio, ela tinha interesse no curso de Medicina, mas optou pela Fonoaudiologia porque uma das minhas filhas tem ataxia de fala e possui muita dificuldade de conseguir tratamento no interior”, explicou.

A mãe conta também que a estudante é muito desenvolva e possui muitas habilidades ligadas ao curso e, inclusive, é cantora nas horas vagas. Unindo o útil ao agradável, ela se decidiu pelo curso de Fonoaudiologia, visto que o curso vai ajudá-la a trabalhar a própria voz, para melhor desenvolvimento de suas habilidades como cantora e, ao mesmo tempo, ela poderá tratar o distúrbio da irmã: “É uma honra vê-la ingressar na PUC Goiás, que é uma das melhores universidades do Brasil”, afirmou a mãe.