PUC sedia reunião do Vicariato

A PUC Goiás promoveu, na manhã desta quinta-feira, 17, uma reunião do Vicariato na sala Multiuso 2, na Área IV. Com a presença da reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi; o ex-reitor e atual secretário da Sociedade Goiana de Cultura (SCG), Wolmir Amado; do vigário episcopal para a cultura e educação, Davi Pereira de Jesus e de diretores pedagógicas de escolas católicas, a reunião versou sobre temas ligados à formação humana e religiosa em instituições de ensino católicas goianas.

Para o padre Davi Pereira de Jesus, a reunião possui o objetivo principal de congregar tanto os educadores quanto as instituições católicas presentes na arquidiocese, seja na área da educação básica, seja no ensino superior: “Nós nos reunimos pelo menos quatro vezes ao ano, em lugares diferentes para diversificar os espaços e partilhar o nosso conteúdo, lembrando sempre que nós trabalhamos a dimensão de uma pastoral não uniformizada, visto que cada escola e comunidade tem sua própria identidade”, explica.

Eula Cruvinel é a diretora pedagógica do Instituto San Damiano, localizado em Aparecida de Goiânia. Ela entende que essas reuniões possibilitam a reflexão e o alinhamento dos ensinamentos pautados na missão de Jesus Cristo. Com 52 anos de ensino, a escola que dirige conquistou grande credibilidade na região, sendo procurada por famílias e pela comunidade exatamente por trabalhar com valores e princípios católicos: “Por pertencer à região posso dizer com propriedade que a escola faz a diferença porque além dos ensinamentos na área acadêmica, tem também um trabalho social, espiritual, de acolhimento e amor ao próximo”, afirma.

Também esteve presente na reunião a diretora pedagógica do Colégio Agostiniano, Adriana Ribeiro. Para ela, o vicariato de educação e cultura é fundamental para as escolas católicas, tanto para o ensino básico quanto para o ensino superior porque é onde se tem contato com a essência da missão das instituições de ensino, que ultrapassa a educação e atinge a formação de um novo ser dentro de sua estrutura familiar: “As famílias esperam que as escolas católicas proporcionem uma comunhão de fé, uma responsabilidade nessa parceria também de criar seus filhos para Deus nessa perspectiva da religiosidade. Quando nós nos reunimos aqui, no Vicariato, a partir de uma ação pastoral e da arquidiocese, isso nos identifica e consolida os nossos passos, nos dá oportunidade de trocas de experiências valiosas com outras instituições. Vemos as nossas dificuldades, desafios e reconhecemos o nosso crescimento também”, registra.