PUC sedia reunião do ‘Pacto Goiás pela Inovação’

Lançado oficialmente em março de 2023, o movimento ‘Pacto Goiás pela Inovação’ reúne entidades e órgãos da chamada quádrupla hélice de inovação, formada por representantes de governos, universidades, setor produtivo e sociedade civil organizada e, dentre as 15 entidades que compõem o Conselho Gestor do Pacto, está a PUC Goiás, representada pela reitora, professora Olga Izilda Ronchi, como titular, e pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, como suplente.

Também por essa razão, a PUC Goiás sediou a reunião do Conselho Gestor, na manhã desta quarta-feira, 4. Além da presença de representantes das entidades, o coordenador do projeto, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto esteve presente e fez um balanço positivo da reunião: “A gente sai daqui com decisões importantes com relação ao ‘Pacto Goiás pela Inovação’. As reuniões invariavelmente trazem um impacto significativo quando pensamos na organização dos eventos. Especialmente nessa oportunidade, tratamos do encontro internacional de inteligência artificial que vamos promover no fim de outubro e discutimos projetos de eficiência energética”, informa.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Priscila Valverde, explica que o ‘Pacto Goiás pela Inovação’ é uma iniciativa muito importante, articulada pelo governo do Estado com o objetivo de vencer dez macro desafios por meio da educação: “A partir dos macro desafios, nós fizemos grupos de trabalho para determinar ações efetivas para fazer do Estado de Goiás um Estado inovador. Por meio dos projetos apresentados por qualquer uma das entidades a gente consegue colocar essas ações em atividades práticas. É muito importante para a PUC Goiás fazer parte desta iniciativa e nós estamos desde o início da assinatura do pacto fazendo essa articulação entre o ensino, pesquisa, extensão e inovação”, afirma.

Um pouco mais sobre o ‘Pacto Goiás pela Inovação’

O Pacto Goiás pela Inovação, que já conta com quase 100 signatários, trabalha sob o fundamento de quatro eixos: conhecimento e talentos; capital e atração de investimentos; infraestrutura; e redes e colaboração. Atualmente, os grupos de trabalho instituídos debatem projetos sobre inteligência artificial, inovação no interior e agenda de eventos.

Para o primeiro biênio do pacto foram eleitos, respectivamente, o secretário estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, como coordenador e o vice-presidente da Fecomércio, Marco Chaul, como vice-coordenador.

Fotos: Wagmar Alves