PUC retoma intercâmbio

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da PUC Goiás realizou reunião com os intercambistas do próximo semestre, nesta quarta-feira, 17, na Sala Multiuso da Área 4. Em 2022/1, a universidade terá 18 acadêmicos que embarcarão no desafio da mobilidade internacional após serem aprovados no processo seletivo -ara estudantes em instituições parceiras.

Os destinos são Chile, Portugal, Espanha e Bélgica.  “A mobilidade é um dos fatores neste processo de internacionalização. Estamos extremamente satisfeitos, porque nossos programas estavam parados por um ano e agora temos estes estudantes que vão reiniciar este processo”.

Os candidatos selecionados estudarão durante seis meses na Universidade Católica do Norte, Universidade de Coimbra, Universidade de Liège. Universidade de Sevilla, Universidade do Porto e Universidade Lusófona (Lusófona). Nos locais onde foram selecionados estudarão todas as disciplinas e, após o regresso, realizam o aproveitamento de crédito para a PUC Goiás.

Paulo Gonzaga conversou com os estudantes e familiares durante toda a tarde, dando orientações e tirando dúvidas antes do início das viagens, agendadas para fevereiro do próximo ano. Entre as dicas estão providências legais, hospedagem e cuidados na rotina em outros países. “O intercâmbio vai ser um diferencial na vida deles, como profissionais, em um mundo cada dia mais competitivo”, explica o professor, que também compartilhou sua própria experiência como intercambista.

Daline falou sobre procedimentos acadêmicos (Foto: Weslley Cruz)

A secretária geral da PUC, Daline Meister, falou sobre os procedimentos acadêmicos em relação aos cursos na universidade. Durante o intercâmbio, os estudantes devem manter-se matriculados na PUC Goiás e quitar regularmente as parcelas (referentes a vinte créditos) geradas pela matrícula, ficando isentos das mensalidades ou anuidades acadêmicas das universidades de destino, com exceção da Universidade de Coimbra, Portugal, que cobrará uma taxa acadêmica dos estudantes aceitos para mobilidade.

Experiência e expectativa

A estudante de Direito, Renata Frazão, contou sua experiência como intercambista ainda em 2020, na Universidade de Coimbra. “Ultrapassa os limites da universidade, porque viajando pra fora pelo intercâmbio a gente tem não só os conhecimentos das disciplinas, mas é uma vivência cultural e linguística. É uma experiência que vou levar para o resto da minha vida”.

Estudantes dividem expectativas por viagens no próximo ano (Foto: Weslley Cruz)

Gabriel Gomes Cardoso seguirá os passos de Renata na Universidade de Coimbra no próximo ano. Bolsista do Prouni, ele se organizou para poder cursar parte da graduação em Portugal. Será sua primeira viagem internacional. “Tem que ter aquela veia de aventureira. Vai sabendo que estará inserido em um contexto cultural muito diferente e precisa trazer conhecimento”.

Foram selecionados estudantes dos cursos de Psicologia, Arquitetura, Direito, Farmácia, Jornalismo, Relações Internacionais, Ciências Aeronáuticas, História, Geografia e Nutrição. Saiba mais sobre oportunidades de intercâmbio para acadêmicos da PUC Goiás clicando aqui.