PUC recebe nota máxima do MEC

A PUC Goiás recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) no recredenciamento institucional EaD. Para a nota 5 (escala de 1 a 5), foram avaliados cinco grandes eixos: Planejamento e avaliação institucional, Desenvolvimento institucional, Políticas acadêmicas, Políticas de gestão e Infraestrutura. A universidade recebeu visita virtual dos avaliadores no mês de junho.

O Recredenciamento Institucional é a renovação do ato autorizativo de credenciamento de uma Instituição de Ensino Superior pelo MEC, que permmite o funcionamento da instituição e a oferta de cursos superiores, neste caso, na modalidade EaD.

Para o coordenador de Educação a Distância da PUC Goiás, Rodrigo Martinez, “obter nota cinco no recredenciamento do MEC é considerado por toda a PUC e toda a comunidade acadêmica o mais importante indicativo de excelência e qualidade na educação. O recredenciamento é um processo pelo qual as instituições de ensino superior no Brasil passam periodicamente para aferir sua qualidade e permitir sua continuidade e autorização de funcionamento”.

Segundo explica, a obtenção de nota cinco no recredenciamento é uma conquista significativa para os cursos da Educação a Distância da PUC, pois indica que eles atendem a critérios rigorosos de qualidade estabelecidos pelo MEC, seguindo com a máxima excelência seus critérios e prerrogativas.

Todo o processo, assinala, foi mérito da comunidade EaD da PUC, nas Escolas, pró-reitorias e Reitoria, que participaram ativamente das atividades, e, em especial, aos colegiados discentes e docentes.

O que significa receber uma nota 5 no recredenciamento do MEC

• Reconhecimento de qualidade: Uma nota cinco no recredenciamento é uma prova concreta de que os cursos EaD da PUC atendem a padrões elevados de qualidade, desde a infraestrutura até o corpo docente e o projeto pedagógico. Isso proporciona um maior reconhecimento perante a comunidade acadêmica e ainda mais junto ao mercado de trabalho.
  • Credibilidade e confiança: A nota cinco aumenta a credibilidade da instituição e dos cursos EaD, tanto internamente quanto externamente: alunos, pais, empregadores e órgãos governamentais tendem a confiar mais em instituições com um histórico sólido de qualidade comprovada, como é o caso da PUC, que sempre teve notas acima de 4.
  • Acesso a recursos e programas: Apenas as Instituições com nota cinco no recredenciamento têm maiores chances de receber financiamentos, bolsas e recursos adicionais do governo e das instituições de fomento à pesquisa. Somente aquelas pontuadas acima de quatro podem participar de programas de intercâmbio acadêmico e parcerias com outras instituições de renome nacional e internacional.
  • Mobilidade estudantil: A nota máxima facilita a mobilidade estudantil, pois diplomas e créditos obtidos em instituições bem avaliadas podem ser reconhecidos por outras instituições de ensino superior.
  • Avaliação contínua: A obtenção de nota cinco é um estímulo que toda a comunidade da PUC continue buscando a excelência e o aprimoramento constantes, uma vez que o recredenciamento é um processo periódico, o que contribui para a melhoria contínua da qualidade e para a transposição dos desafios postos à Educação.