Universidade é homenageada no Troféu Jaburu

O Conselho Estadual de Cultura de Goiás, em nome do Governo do Estado, reverenciou a PUC Goiás na noite desta terça-feira, 9, pelo trabalho realizado no ano de 2020, durante a pandemia da Covid-19, quando criou o circuito de lives Ciência em Casa , possibilitando que 38 mil pessoas pudessem interagir com pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento e da cultura.

Veja fotos do evento

A homenagem ocorreu no Teatro Goiânia, durante a entrega do Troféu Jaburu, que é considerada a mais distinta comenda cultural que o executivo estadual concede aos nomes e valores da cultura goiana.

Ao todo, foram entregues 18 medalhas de mérito cultural, 49 diplomas de destaque cultural do ano e quatro comendas especiais para a PUC Goiás, UFG, Prefeitura Municipal de Goiás e uma homenagem póstuma ao ex-conselheiro Marley de Freitas, falecido recentemente.

Na comenda dirigida à instituição, uma mensagem assinada pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e pelo presidente do Conselho, Carlos Willian Leite, enaltece as iniciativas institucionais: “a história da PUC de ações exitosas e sérias no ensino, pesquisa e extensão requer que lhe seja auferida esta honraria”, ressaltou.

A honraria foi recebida pela reitora da instituição, Olga Izilda Ronchi, e pela  pró-reitora de Graduação da universidade, Sonia Margarida Gomes Sousa.

O Troféu Jaburu também marcou as três últimas edições da comenda, referentes aos anos de 2020, 2021 e 2023, que não foram realizadas por causa da pandemia.

Sobre o Ciência em Casa

O Ciência em Casa oferece uma série de eventos científicos, que são transmitidos pela plataforma Teams e pelo canal da PUC Goiás no YouTube.

Realizado anualmente no mês de maio, o evento virtual mobiliza a comunidade acadêmica e docentes/pesquisadores internacionais. Criado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) durante a pandemia para conectar o estudante com pesquisas além-fronteiras, a iniciativa entrou definitivamente para o calendário institucional como uma experiência de sucesso.

Fotos: Weslley Cruz

(Texto com informações do Governo do Estado de Goiás)