PUC recebe colóquio da Associação Brasileira de Enfermagem

A Associação Brasileira de Enfermagem- Seção Goiás (ABEn-GO), organizou na tarde desta quinta-feira, 1, na Sala de Defesas (Área IV), um colóquio junto a comunidade para apresentar as expectativas sobre os eventos da categoria que serão promovidos ao longo do ano.

A capital goiana será palco de dois grandes eventos da profissão em 2024, a Semana Brasileira de Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, e os seminários: 19° Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (SENADEn), 16° Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (SINADEn) e o 4° Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental (CoBESM); que ocorrerão do dia 11 a 14 de novembro no Centro de Convenções de Goiânia.

Estiveram presentes no evento as professoras Vanessa Vila, coordenadora do Mestrado em Saúde da PUC, e Karla Prado, coordenadora do curso de Enfermagem da universidade. Além da presidente da ABEn-GO, Marta Valéria Calatayud; e a presidente da ABEn Nacional, Jacinta Sena.

Marta Valéria comentou sobre os planos e expectativas para as solenidades que se aproximam.

“São três grandes e importantes dimensões para a enfermagem, onde nós iremos discutir a formação dos profissionais em diversos níveis. Serão processos de congregação à comunidade, estudantes de todos os níveis, profissionais, docentes e pesquisadores. Todos com o objetivo de levantar propostas que vão refletir o nosso fazer cotidiano e a construção de políticas públicas”, explica.

Marta ainda reiterou a importância da PUC para estabelecer uma classe de enfermeiros no Estado.

“A PUC é uma instituição formadora de profissionais histórica aqui de Goiás. Ela foi uma das primeiras universidades que formou profissionais de nível superior na enfermagem. Sua relação se estreita com a ABEn, que também é uma associação que reside aqui há 76 anos. Muitos docentes graduados pela Católica fizeram parte da gestão. Ambos por entender que este espaço; é um espaço político, científico e cultural da profissão. O profissional precisa deles para poder continuar crescendo e fazendo algo coletivo em defesa da profissão”, salienta.

Fotos: Weslley Cruz

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom