PUC recebe colóquio da Associação Brasileira de Enfermagem

A Associação Brasileira de Enfermagem- Seção Goiás (ABEn-GO), organizou na tarde desta quinta-feira, 1, na Sala de Defesas (Área IV), um colóquio junto a comunidade para apresentar as expectativas sobre os eventos da categoria que serão promovidos ao longo do ano.

A capital goiana será palco de dois grandes eventos da profissão em 2024, a Semana Brasileira de Enfermagem, entre os dias 12 e 20 de maio, e os seminários: 19° Seminário Nacional de Diretrizes para Educação em Enfermagem (SENADEn), 16° Simpósio Nacional de Diagnósticos de Enfermagem (SINADEn) e o 4° Colóquio Brasileiro de Enfermagem em Saúde Mental (CoBESM); que ocorrerão do dia 11 a 14 de novembro no Centro de Convenções de Goiânia.

Estiveram presentes no evento as professoras Vanessa Vila, coordenadora do Mestrado em Saúde da PUC, e Karla Prado, coordenadora do curso de Enfermagem da universidade. Além da presidente da ABEn-GO, Marta Valéria Calatayud; e a presidente da ABEn Nacional, Jacinta Sena.

Marta Valéria comentou sobre os planos e expectativas para as solenidades que se aproximam.

“São três grandes e importantes dimensões para a enfermagem, onde nós iremos discutir a formação dos profissionais em diversos níveis. Serão processos de congregação à comunidade, estudantes de todos os níveis, profissionais, docentes e pesquisadores. Todos com o objetivo de levantar propostas que vão refletir o nosso fazer cotidiano e a construção de políticas públicas”, explica.

Marta ainda reiterou a importância da PUC para estabelecer uma classe de enfermeiros no Estado.

“A PUC é uma instituição formadora de profissionais histórica aqui de Goiás. Ela foi uma das primeiras universidades que formou profissionais de nível superior na enfermagem. Sua relação se estreita com a ABEn, que também é uma associação que reside aqui há 76 anos. Muitos docentes graduados pela Católica fizeram parte da gestão. Ambos por entender que este espaço; é um espaço político, científico e cultural da profissão. O profissional precisa deles para poder continuar crescendo e fazendo algo coletivo em defesa da profissão”, salienta.

Fotos: Weslley Cruz

Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.