PUC promove Feira das Profissões do Colégio Simbios

Buscando orientar os estudantes de Ensino Médio na escolha profissional, a PUC Goiás realiza há 12 anos o projeto PUC de Portas Abertas, em parceria com diversas escolas de ensino público e privado da região metropolitana de Goiânia, levando para os colégios todo universo acadêmico ofertado pela instituição.

Organizada pela Comissão de Admissão Discente(CAD), a última edição do evento ocorreu na quinta-feira, 13, com a primeira Feira de Profissões do Colégio Simbios, marcando o fim do mês das profissões, instituído em parceria com a escola, que contou com cinco visitas técnicas e reunião de pais com a participação da professora Vera Morselli, durante os meses de março e abril.

A Feira contou com 28 cursos da PUC distribuídos em 18 estandes, permitindo aos alunos dialogar, retirar dúvidas e buscar informações com os graduandos e professores da universidade sobre carreira, mercado de trabalho e trajetória individual.

“O PUC de Portas Abertas busca realizar uma interface com o ensino médio. O objetivo é chegar próximo desse estudante para ajudá-lo na escolha profissional, demonstrando um pouco da vivência do nosso aluno no curso superior. Os resultados do projeto não param de aparecer, a demanda vem crescendo e a captação de novos estudantes é efetiva. Tudo isso é fruto da proximidade entre o jovem e o curso que ele pretende fazer”, afirma a coordenadora do projeto, professora Thelma Perini.

O professor do curso de Jornalismo e integrante do Núcleo de Apoio Pedagógico da Escola de Direito, Negócios e Comunicação, Antônio Carlos Cunha, externou o orgulho por participar de mais uma feira e falar um pouco sobre uma profissão que está presente no dia a dia das pessoas, mas que segue sendo um ambiente desconhecido por jovens que tanto buscam se expressar, demonstrando ser uma área a ser desbravada, que vai além da televisão.

Foram partilhadas informações sobre as áreas de atuação do jornalista, formação acadêmica, técnicas, discussão ética e mercado de trabalho, além de toda a teoria que dá suporte para a profissão ser exercida.

Ainda neste semestre, o projeto pretende levar a Feira para mais dois colégios: o Colégio Expressão e o Colégio Arena. Esse último vai receber a Feira das Profissões em um formato diferente, dividindo o evento em dois dias ao interligá-lo com as visitas técnicas na PUC.

Troca de experiências

De todas as atrações que a Feira oferece, talvez a mais importante não seja aquela que se pode tocar, mas sim sentir. É dessa forma que a troca de experiências entre os jovens da PUC com aqueles que ainda buscam ingressar em uma universidade, torna-se a essência de um grandioso projeto idealizado pela universidade e muito bem abraçado por toda a comunidade que desenvolve a educação no estado.

“É a minha primeira vez na Feira de Profissões, e eu estou achando tudo muito inovador, principalmente por dar visibilidade para o curso de Farmácia. Estou amando participar e espero que os alunos do Simbios aproveitem bastante essa chance”, comentou a aluna do curso de Farmácia, Gabriela Marques, sobre a oportunidade única que a Feira oferece aos estudantes e a experiência adquirida por todos os participantes.

No estande de Farmácia, os graduandos puderam mostrar o processo de encapsulação de medicamentos e como se identifica a dipirona, além de explicar todo o processo por trás do desenvolvimento desse remédio.

Aluno do cursinho, Talles Oliveira, afirmou ter vivido uma experiência única, ao conhecer diversos cursos e a área de aplicação de cada um. Após conhecer mais sobre a vida universitária proporcionada através dos cursos, Talles demonstrou gratidão por todo o auxílio que ele recebeu das amostras e por ter sentido o “gostinho” de um futuro próspero.

No momento, a Medicina detém a afinidade do garoto, que não demostrou estar em dúvida sobre a carreira que deseja seguir, porém ele permanece com a mente aberta em busca de novos conhecimentos, e quem sabe, de um novo amor.

PUC de Portas Abertas

O PUC Portas Abertas surgiu através do anseio da universidade e de seus educadores em buscar orientar os vestibulandos acerca da educação, através de suporte pedagógico, ajudando os jovens a vislumbrar possibilidades ao apresentar novos cursos e profissões alcançados através do ingresso no mundo acadêmico. Desde então, a PUC realiza diversos eventos em parceria com as escolas para apresentar todos os cursos de graduação disponíveis. Caso queira receber uma visita da Feira da Profissões na sua escola, basta entrar em contato com a [email protected]

(Texto: Juliano Cavalcante, estagiário da Dicom)

Fotos: Ana Paula Abrão