Universidade prestigia aniversário de 62 anos da UFG

Instituição irmã da PUC, a Universidade Federal de Goiás completará 62 anos de história no dia 14 de dezembro e uma série de eventos movimenta a agenda acadêmica nesta semana comemorativa para resgatar a memória viva da UFG.

Quem conferiu de perto a programação foi a reitora da PUC, Olga Izilda Ronchi e a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da universidade, Milca Severino,  que prestigiaram o lançamento do livro Gestão 2018-21 e do Dossiê Covid, na noite da última segunda-feira, 12 de dezembro, na Faculdade de Enfermagem e Nutrição da UFG.

Na ocasião, a profa. Olga lembrou que a UFG foi criada em 1960, um ano depois da PUC, e que as duas universidades têm muitos ideais em comum, além da parceria em diversas iniciativas.

“Muito mais do que dividir o espaço físico, temos a missão de formar pessoas com excelência no ensino superior em Goiás e no País. A UFG hoje é uma instituição robusta, que já gerou outras duas universidades, uma em Jataí e outra em Catalão, e, também, eu diria pródiga, no sentido de expansão do ensino superior público, estatal, da rede federal, e isso para nós é motivo também de celebração. A UFG cumpre tão bem este papel indutor da qualidade e da excelência acadêmica em várias ações em conjunto com a PUC Goiás”, declarou .

A reitora também enfatizou que apesar da natureza jurídica diferente, as universidades estão engajadas em trazer para Goiás uma referência na educação superior.

Durante a solenidade, o ex-reitor da UFG, Edward Madureira, apresentou o livro produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), que traz um complicado da sua última gestão e a diretora da TV UFG, Vanessa Bandeira, falou sobre a série de seis episódios que dará visibilidade às ações da UFG na pandemia. O documentário será exibido  às quintas-feiras, a partir do dia 15 de dezembro, nas redes sociais e portal da instituição.

A solenidade foi prestigiada pela atual reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, que destacou o momento de encontro das gestões e que o lançamento do livro e do dossiê é um momento de construção da história da universidade federal.

(Com informações da Secom)

Fotos: Weslley Cruz