PUC planeja ações de educação ambiental para Caminhada Ecológica

A 30ª edição da Caminhada Ecológica está chegando e ocorrerá de 24 a 29 de julho. Parceira deste evento que faz parte do calendário do Estado de Goiás, a PUC acolheu representantes do Grupo Jaime Câmara (GJC) no Instituto do Trópico Subúmido (ITS/Memorial do Cerrado), Câmpus II, na tarde desta segunda-feira, 10 de abril, com o objetivo de definir as ações de educação ambiental que serão desenvolvidas em alguns municípios que acolhem os atletas.

Veja fotos do evento

De acordo com a gerente de Projetos e Eventos do GJC, Brícia Rocha, a ideia é deixar um legado às cidades que recebem a Caminhada. Como neste ano a iniciativa completa 30 anos de história, o propósito foi conhecer o que a PUC oferece no âmbito da educação ambiental para proporcionar uma devolutiva à população, por meio de uma parceria que mobilize as prefeituras municipais.

Durante a visita ao Câmpus II, a gerente de Projetos e o professor Antônio Celso Ferreira Fonseca foram acolhidos pela pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, pelo diretor administrativo do ITS, José Rubens Pereira e pelos professores do Instituto, Roberto Malheiros e Agostinho Carneiro Campos.

Na ocasião, o prof. Malheiros conduziu a equipe pelas áreas de compostagem e pelo viveiro do Instituto, explicando o trabalho realizado em cada etapa. Após conhecerem as ações, a equipe definiu as atividades que serão propostas às prefeituras dos municípios participantes.

O projeto será desenvolvido pela equipe do Instituto até o final desta semana e, em seguida, será levado aos prefeitos pelo Grupo Jaime Câmara.

Proposta de atividades

De acordo com o diretor do ITS, José Rubens Pereira, a ideia é oferecer oficinas de compostagem, horta em mandala, reaproveitamento de materiais recicláveis e cultivo de plantas medicinais.

“Nesta semana vamos elaborar o projeto, colocando essas quatro atividades que vamos levar para os municípios da Caminhada: a possibilidade de uma compostagem doméstica e industrial, se for de interesse das prefeituras, e também oferecer oficinas nas escolas municipais. Queremos mostrar como a população pode montar uma horta usando tudo que fazemos na compostagem, no estilo de uma mandala conjugada com animais (codornas, patos e galinhas,) que ajudam a diminuir as pragas que vão para a horta”, explicou.

Considerando que várias plantas do Cerrado já acabaram, a ideia também é incentivar o cultivo de plantas medicinais para fazer esse resgate cultural e ambiental e a oficina de recicláveis visa promover, também, geração de renda para as famílias, que podem produzir ornamentações e fazer pequenas hortas dentro de casa a partir dos materiais reaproveitáveis.

“O objetivo da universidade, por meio da extensão, é estar com a comunidade e levar uma melhoria para que a população possa integrar a universidade com a sua própria realidade”, refletiu.

Apoio científico

Durante a Caminhada Ecológica, os atletas percorrem um percurso total de 310km.  Saindo de Trindade, eles passam pelos municípios de Goianira, Brazabantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã.

Parceira de longa data do evento, a PUC Goiás participa com apoio científico. Professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física prestam atendimento aos atletas antes, durante e após o evento, da seletiva à chegada no Rio Araguaia, cuidando da hidratação, alimentação, preparo físico, alongamento, relaxamento, prevenção e tratamento de lesões, curativos quando necessário, entre outras ações.

Neste ano, a participação da universidade será ampliada com a participação do ITS e de outros cursos de graduação que vão somar à iniciativa: além dos atletas, a população dos municípios será alcançada pela parceria.

Fotos: Weslley Cruz