PUC planeja ações de educação ambiental para Caminhada Ecológica

A 30ª edição da Caminhada Ecológica está chegando e ocorrerá de 24 a 29 de julho. Parceira deste evento que faz parte do calendário do Estado de Goiás, a PUC acolheu representantes do Grupo Jaime Câmara (GJC) no Instituto do Trópico Subúmido (ITS/Memorial do Cerrado), Câmpus II, na tarde desta segunda-feira, 10 de abril, com o objetivo de definir as ações de educação ambiental que serão desenvolvidas em alguns municípios que acolhem os atletas.

Veja fotos do evento

De acordo com a gerente de Projetos e Eventos do GJC, Brícia Rocha, a ideia é deixar um legado às cidades que recebem a Caminhada. Como neste ano a iniciativa completa 30 anos de história, o propósito foi conhecer o que a PUC oferece no âmbito da educação ambiental para proporcionar uma devolutiva à população, por meio de uma parceria que mobilize as prefeituras municipais.

Durante a visita ao Câmpus II, a gerente de Projetos e o professor Antônio Celso Ferreira Fonseca foram acolhidos pela pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar Santana, pelo diretor administrativo do ITS, José Rubens Pereira e pelos professores do Instituto, Roberto Malheiros e Agostinho Carneiro Campos.

Na ocasião, o prof. Malheiros conduziu a equipe pelas áreas de compostagem e pelo viveiro do Instituto, explicando o trabalho realizado em cada etapa. Após conhecerem as ações, a equipe definiu as atividades que serão propostas às prefeituras dos municípios participantes.

O projeto será desenvolvido pela equipe do Instituto até o final desta semana e, em seguida, será levado aos prefeitos pelo Grupo Jaime Câmara.

Proposta de atividades

De acordo com o diretor do ITS, José Rubens Pereira, a ideia é oferecer oficinas de compostagem, horta em mandala, reaproveitamento de materiais recicláveis e cultivo de plantas medicinais.

“Nesta semana vamos elaborar o projeto, colocando essas quatro atividades que vamos levar para os municípios da Caminhada: a possibilidade de uma compostagem doméstica e industrial, se for de interesse das prefeituras, e também oferecer oficinas nas escolas municipais. Queremos mostrar como a população pode montar uma horta usando tudo que fazemos na compostagem, no estilo de uma mandala conjugada com animais (codornas, patos e galinhas,) que ajudam a diminuir as pragas que vão para a horta”, explicou.

Considerando que várias plantas do Cerrado já acabaram, a ideia também é incentivar o cultivo de plantas medicinais para fazer esse resgate cultural e ambiental e a oficina de recicláveis visa promover, também, geração de renda para as famílias, que podem produzir ornamentações e fazer pequenas hortas dentro de casa a partir dos materiais reaproveitáveis.

“O objetivo da universidade, por meio da extensão, é estar com a comunidade e levar uma melhoria para que a população possa integrar a universidade com a sua própria realidade”, refletiu.

Apoio científico

Durante a Caminhada Ecológica, os atletas percorrem um percurso total de 310km.  Saindo de Trindade, eles passam pelos municípios de Goianira, Brazabantes, Caturaí, Inhumas, Itauçu, Itaberaí, Goiás, Faina, Araguapaz e Aruanã.

Parceira de longa data do evento, a PUC Goiás participa com apoio científico. Professores e estudantes dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física prestam atendimento aos atletas antes, durante e após o evento, da seletiva à chegada no Rio Araguaia, cuidando da hidratação, alimentação, preparo físico, alongamento, relaxamento, prevenção e tratamento de lesões, curativos quando necessário, entre outras ações.

Neste ano, a participação da universidade será ampliada com a participação do ITS e de outros cursos de graduação que vão somar à iniciativa: além dos atletas, a população dos municípios será alcançada pela parceria.

Fotos: Weslley Cruz

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.