Parceria: PUC participa do Pacto Goiás pela Inovação

A PUC Goiás participou da solenidade de assinatura do Pacto Goiás pela Inovação, que ocorreu na noite desta quarta-feira, 22 de março, no HUB Goiás (Setor Leste Universitário). De iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), vinculada ao Governo de Goiás, o termo estabelece uma cooperação entre poder público, setor produtivo, universidades e sociedade civil com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico do Estado e consolidar Goiás como referência nacional e internacional em inovação.

O protocolo de intenções foi assinado pelo vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto e pelos representantes das esferas sociais citadas (IES, empresas e sociedade civil).

Na ocasião, o secretário José Frederico, entusiasta do tema, destacou a importância dos parceiros da iniciativa, referindo-se a eles como as “hélices da inovação, que fazem o Estado alçar voos mais altos nas áreas de empreendedorismo e inovação”.

Ao analisar a conjuntura regional, ele afirmou que a riqueza no Estado precisa ser compartilhada: “um jovem da periferia pode sair da armadilha da pobreza e andar com as próprias pernas. Esse é o poder da inovação que temos nas mãos. Estamos construindo um fundo pela ciência, tecnologia e inovação no Estado, vamos trabalhar juntos e contamos com vocês”, complementou.

Vice-governador, Daniel Vilela, declarou que o Estado está preparado para avançar e se tornar uma referência nacional e internacional em inovação. O esforço do governo estadual em fomentar o empreendedorismo, a ciência, a tecnologia e todo projeto que contribua para acelerar o desenvolvimento do estado goiano também foi um destaque em seu discurso.

Ao cumprimentar todas as autoridades e parceiros, Daniel ressaltou o trabalho de assessoria prestado pelo consultor espanhol Josep Piqué,  responsável por conduzir todo o processo de estruturação do Pacto .

Ao final, afirmou que a meta do Pacto “não é apenas um sonho”, mas sim uma possibilidade, já que o Estado tem “capital humano, pessoas altamente qualificadas e polo tecnológico” para se tornar uma referência para outros projetos de trabalho de Piqué.

A colaboração da universidade

A pró-reitora de Pós-Gradução e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Priscila Valverde, informou que a PUC está presente na iniciativa desde as primeiras reuniões de elaboração do Pacto: “ este evento é o ponto culminante e daqui para frente vamos participar da constituição do fundo para pesquisa, ciência, tecnologia e inovação do Estado em articulação com aquilo que a universidade pensa para realização das pesquisas e, claro, aprimorando nossa Agência de Inovação, Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e Incubadora de Empresas, pensando nesta articulação com o Estado, empresas e outras universidades parceiras”, explicou.

Reitora da PUC Goiás, a profa. Olga Izilda Ronchi destacou a relevância e o impacto que a iniciativa trará, sobretudo, no fomento às pesquisas científicas.

“É um ato que engrandece o Estado de Goiás. Sabemos que o Estado precisa ganhar mais investimentos, especialmente, para que as instituições consigam transformar os seus projetos de pesquisa, a produção de conhecimento científico, em tecnologia. É esse o salto importante que esse Pacto quer dar, fazendo um pool de esforços , espaços físicos laboratoriais e pesquisadores , a fim de promover uma grande rede pela inovação no estado de Goiás”, complementou.

Fotos: Ana Paula Abrão 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.