PUC participa de homenagem na Alego à primeira reitora do Brasil, egressa da instituição

A PUC Goiás participou, na manhã desta quinta-feira, 18, da sessão solene proposta pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) para concessão do título de Doutora Honoris Causa à professora Maria do Rosário Cassimiro, no Auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Maria do Rosário Cassimiro iniciou sua trajetória acadêmica na Faculdade de Filosofia da então Universidade Católica de Goiás, tornando-se bacharel e licenciada em Pedagogia, nos idos dos anos 50 e concluiu seu doutorado em Educação na Universidade de São Paulo em 1973.

Foi a primeira mulher a assumir a reitoria de uma universidade federal (UFG), ajudou a fundar a Universidade do Tocantins (Unitins), da qual também foi a primeira reitora e, na UEG, ajudou a criar a unidade de Anápolis, além de ter sido reconhecida como membro de várias associações culturais e literárias, como a Academia Goiana de Letras e a Academia Feminina de Letras.

Dentre sua produção cultural e literária, destacam-se 16 livros publicados, sendo 9 deles sobre educação e o recebimento de 27 títulos honoríficos e 4 troféus.

Responsável pela propositura do nome da professora Maria do Rosário Cassimiro ao Conselho Superior Universitário da UEG para receber a homenagem, a professora Ablandina Fátima de Castro Andrade explicou que, na sua concepção, a concessão do título à professora foi justa e merecida, visto que a professora Cassimiro é uma pessoa que dedicou a vida à educação.

Presente na solenidade, a professora Milca Severino, ex-reitora da UFG e ex-pró-reitora da PUC Goiás, manifestou grande alegria com a concessão da honraria à professora: “Valorizar uma pessoa como a professora Maria do Rosário Cassimiro é valorizar a educação, a causa maior de um país livre e soberano. Eu me sinto contemplada nessa homenagem, na condição de ex-reitora da UFG e também de ex-secretária da Educação por ver esse gesto da UEG, porque me traz motivos para acreditar em um mundo melhor, em uma educação de qualidade, igualdade e valorização da mulher nesse cenário tão complexo pelo qual passa o mundo”, afirmou.

A professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás, destacou dois importantes aspectos sobre a rica biografia da homenageada: a belíssima e pioneira trajetória acadêmica da professora Maria do Rosário Cassimiro, que teve início na década de 1950, pela PUC Goiás (à época, Universidade Católica de Goiás) e continuidade na USP, onde fez mestrado e doutorado: “Podemos afirmar que a professora Cassimiro cresceu junto com os primórdios das instituições universitárias do Brasil. É alguém que vivenciou profundamente e é testemunha ocular da história da educação superior no Brasil, especialmente na região Centro-Oeste”.

O segundo destaque da reitora foi para a nomeação da professora como reitora da UFG: “Uma mulher, na década de 1980, no Brasil, em uma sociedade muito marcada até hoje pela misoginia, machismo, desigualdade de gênero ser alçada à condição de reitora de uma universidade é exercer um papel inovador e pioneiro”.

Em seu discurso, a professora Maria do Rosário Cassimiro expressou profunda satisfação com o reconhecimento e recebimento da honraria por parte da UEG: “Eu já tenho o título de Professor Emérito concedido pela UFG, agora, recebendo mais esse título, sou doutora por duas vezes”, disse.

Fotos: Wagmar Alves