PUC participa da II Inovagri

Na manhã desta quinta-feira, 20, os professores Felipe Corrêa e Marcos Lajovic, da PUC Goiás, estiveram no Centro de Eventos da UFG, localizado no Campus Samambaia, participando da abertura do II Encontro de Difusão Tecnológica e Sustentabilidade na Agricultura Irrigada. O evento é gratuito e reunirá expositores e visitantes hoje e amanhã, 21, para palestras e minicursos sobre novos mercados, desenvolvimento da agricultura irrigada, irrigação para altas produtividades, viabilidade da irrigação e uso eficiente da irrigação, além da feira expositora, torneio inter agro de turco, show sertanejo e espaço saúde.

O professor da escola de agronomia da UFG José Alves Júnior, explicou que o evento objetiva reunir os atores da agricultura irrigada: governo, academia, empresários, profissionais do campo, para que todos, juntos, pensem e executem com responsabilidade os próximos passos nesse segmento, que é um dos mais importantes para o agronegócio brasileiro: “Nós temos cerca de 400.000 hectares irrigados e um potencial para dois milhões de hectares. Nós queremos crescer, mas de uma forma sustentável, de modo que possamos nos orgulhar no futuro. Para isso, é importante promover esses encontros anuais, porque são oportunidades de a gente se manter sempre atualizado sobre o melhor uso da tecnologia”, explica.

José Júnior destacou também a importância de envolver os acadêmicos (especialmente dos cursos de Agronomia e Zootecnia) nessas atividades, visto que, conhecendo e aplicando o que há de mais sustentável e tecnológico, os resultados serão cada vez melhores.

O coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da PUC Goiás, professor Marcos Lajovic, prestigiou a exposição e explicou a relação entre o NIT e o encontro: “A gente tem uma produção muito grande de grãos e agropecuária, mas a construção e produção de equipamentos no Brasil precisa se aperfeiçoar bastante e no NIT a gente está sempre estimulando essa parte de tecnologia que a gente precisa trazer para o Estado de Goiás, a produção de máquinas e a parte da mecanização agrícola é de fundamental importância”, cita.

Também presente no evento, o professor da Escola Politécnica e de Artes da PUC Goiás, Felipe Corrêa, ressaltou a relevância nacional das inovações tecnológicas trazidas para o segmento do agronegócio.

Para mais informações sobre os expositores e programação, acesse o site: https://inovagri.org.br/

Fotos: Wagmar Alves