PUC mobiliza comunidade acadêmica pela paz

De branco, pela paz, a comunidade universitária da PUC Goiás passou a quinta-feira, 22, mobilizada em torno do tema da Campanha da Fraternidade 2018, que aborda o tema Fraternidade e Superação da Violência e o lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8). Em todas as áreas e câmpus da universidade, alunos e professores foram acolhidos com faixas, além de receberem laços e pulseiras com a frase “Façamos a paz, somos todos irmãos”, além de uma saudação de paz.

No Câmpus I, foram 15 funcionários ligados à Coordenação de Arte e Cultura, 60 alunos e vários professores voluntários que realizaram ações de conscientização com poesias e músicas sobre esperança e paz. Para a coordenadora, Elizabeth Barros, a mobilização foi positiva e trouxe para os participantes o sentimento de participação e responsabilização pela construção da paz. “Foi maravilhoso ver como as pessoas se assustavam com nossa abordagem, mas depois se abriam diante da solidariedade na violência cotidiana, da percepção de que todos nós podemos agir pela paz”.

Foi essa a sensação da estudante de Enfermagem, Raquel da Silva, 18, que antes das aulas, participou da mobilização no trânsito, abordando motoristas e pedestres com um simples bom dia e o desejo de paz. “A paz, para mim, começa no acolhimento do outro”, disse, radiante com a participação na ação. Ela estava acompanhada da amiga e também acadêmica de Enfermagem, Stefanny Alves, 18, que acredita que a ação pode mudar o dia das pessoas e que isso é importante “quando pensamos na paz”.

Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis da PUC Goiás, profa. Márcia de Alencar Santana, a programação reforçou a luta da Campanha da Fraternidade contra todas as formas de violência. “Já temos uma história significativa e uma série de ações sociais que defendem a paz e a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário”.

No Câmpus V, a mobilização foi com os alunos. Beatrice Dautz Bandeira, presidente do Centro Acadêmico de Relações Internacionais, disse que a adesão foi grande, com a maioria da comunidade vestida de branco. “Todos muito receptivos e sensíveis à causa, que afeta todos nós”, explicou ela, que além da entrega das fitas, afirmou eu será feita uma divulgação nas redes sociais do CA.

No mesmo prédio, Jefferson Santos, aluno de Jornalismo, enalteceu a iniciativa e aderiu à moda branca. “Muito bom a PUC promover ações como essa, sempre bom sair da nossa bolha, da nossa rotina social e pensar mais no outro. Nossa rotina é estressante e quase não temos tempo de realmente dar valor ao próximo. E claro, falando da paz, que é algo que o mundo precisa”.

No final da tarde, um novo grupo mobilizou os estudantes em torno da temática. A adesão foi grande. “Todo mundo gostou da ideia, veio de branco. A universidade propôs e o C.A. aderiu prontamente”, comemorou o diretor do Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua, do curso de Direito, Gleison Sousa.

A ação, assim como outras atividades da CF 2018 na PUC Goiás, foram definidas pela comissão institucional da Campanha da Fraternidade. Ao longo do ano, outras ações serão realizadas, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão em prol da superação da violência.

Fotos: Jota Junior
Fotos: Wagmar Alves