PUC lança curso de formação continuada para professores de Medicina

Com foco na qualificação docente e no fortalecimento da prática pedagógica na área da saúde, a PUC Goiás lançou nesta semana o curso “Fundamentos e Princípios de Educação Médica e Prática Pedagógica em Saúde”, destinado aos professores do curso de Medicina. A formação é ofertada na modalidade a distância, por meio da plataforma da Coordenação de Ensino a Distância (CEAD), com carga horária de 30 horas e realização até 20 de agosto.
O curso integra o Programa de Formação Continuada (PFC) da PUC Goiás . “Esse curso surge de uma demanda do curso de Medicina e também da preocupação que temos com a formação contínua dos nossos docentes, neste caso com as especificidades da área da Saúde”, explicou a professora Loriza Dantas, coordenadora de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação. “É uma iniciativa que reafirma a missão da universidade ao promover uma formação significativa, centrada no estudante, comprometida com a qualidade da atuação profissional e sensível às demandas pedagógicas do processo de ensino-aprendizagem, alinhando-se à realidade social e às necessidades de saúde da população.”
A idealização do curso foi realizada pela Coordenação de Apoio Pedagógico (CAP), em parceria com o professor Ricardo Piccolo Daher, coordenador do curso de Medicina. A professora Jaqueline Luvisotto Marinho, doutora em Educação e docente do curso de Medicina, participou da construção do conteúdo e gravou as aulas disponibilizadas na plataforma, com o apoio da professora Liliane Barros, assessora da CAP.
“O curso foi desenvolvido pensando que é necessário elevar a qualidade da formação médica”, afirmou Jaqueline. “Não basta ser um bom médico para ser professor. É preciso compreender os fundamentos da educação em saúde, dominar metodologias ativas, saber avaliar de forma crítica e construtiva. E a PUC tem essa tradição e esse compromisso com a formação docente.”
Com início imediato, o curso já conta com 21 professores inscritos. A formação foi estruturada em três módulos: fundamentos da educação em saúde, metodologias ativas de ensino-aprendizagem e avaliação na educação médica. Segundo Liliane Barros, a expectativa é que todos os docentes do curso de Medicina participem do processo formativo. “Estamos iniciando com esse grupo, mas esse é apenas o primeiro passo. A proposta é dar continuidade ao projeto, com novas turmas e com um plano de desenvolvimento docente mais amplo e permanente.”
O curso, como ressaltaram as professoras envolvidas, atende às Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Medicina. “É uma oportunidade de alinharmos nossas práticas pedagógicas às diretrizes do curso e às necessidades dos nossos estudantes e da sociedade”, concluiu a professora Loriza Dantas.