PUC inaugura novas instalações da Biblioteca e reforça legado acadêmico

Como parte das comemorações pelos 65 anos da PUC Goiás, a universidade inaugurou nesta terça-feira, 29, Dia Nacional do Livro, as novas instalações da Biblioteca do Campus I, na Área 3, um marco significativo para a comunidade acadêmica e para o fortalecimento do ambiente universitário. Em tempos de inteligência artificial e expansão do mundo digital, onde o acesso ao conhecimento parece estar a um clique de distância, a relevância de uma biblioteca física é frequentemente questionada. No entanto, como reforçaram as falas de docentes presentes, o espaço físico mantém um papel insubstituível na formação e na construção do conhecimento.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás, dom João Justino, que abençoou as novas instalações, reafirmando o compromisso da instituição com o ensino, a ciência e o fortalecimento da comunidade acadêmica. “A biblioteca não e só para os alunos, é para toda a universidade, de um modo muito especial para os professores, que precisam conhecer o acervo para incentivar sua leitura.  O livro físico é uma realidade ainda muito preciosa, uma riqueza enorme”, afirmou dom João.

Foto: Wagmar Alves

Em seu discurso, a reitora da PUC Goiás, professora Olga Ronchi, ressaltou a importância de uma biblioteca física na era digital: “O mundo digital nos trouxe um imenso número de informações acessíveis em segundos, mas é a biblioteca física que assegura a confiabilidade do acervo e a presença de autores qualificados. Aqui, o conhecimento é tratado como um convite à interdisciplinaridade, à criatividade e à inovação.” Para a reitora, a experiência de caminhar pelas estantes e explorar diversos temas amplia a visão do estudante, proporcionando um olhar mais abrangente e global sobre o conhecimento.

A professora Anunziatta Spencieri de Oliveira, diretora do Sistema de Bibliotecas, destacou o simbolismo de inaugurar as novas instalações exatamente no Dia Nacional do Livro, data que celebra o amor pelo conhecimento. “Hoje, comemoramos o livro como o mapa do saber e celebramos a biblioteca como a casa do conhecimento e espinha dorsal da universidade”, afirmou. Segundo ela, o trabalho silencioso das bibliotecas mantém viva a chama do aprendizado, conduzindo os estudantes e pesquisadores em sua jornada de descobertas.

A pró-reitora de Graduação, professora Sonia Margarida Gomes, reforçou a importância do trabalho minucioso da equipe das bibliotecas e do suporte da equipe de manutenção, que possibilitou a transição do acervo para as novas instalações sem danos, garantindo a proximidade dos materiais às Escolas Politécnica, de Ciências Sociais e da Saúde e de Formação de Professores e Humanidades. “A biblioteca é uma presença fundamental na vida universitária”, enfatizou. Também participaram do evento diretores das escolas, coordenadores de cursos, estudantes e membros da Reitoria.

A biblioteca do Campus I possui um acervo com mais de 350 mil exemplares, entre livros, periódicos e coletâneas que cobrem todas as áreas do conhecimento, e é responsável pela distribuição do material para outras unidades da universidade, situadas nos Câmpus II e V. O acervo da PUC começou a ser construído ainda na década de 1970, quando foi aberta a Biblioteca Centra, ainda na Área 4. Na década de 1980, ela passou a funcionar na Área 1 e depois de 40 anos, passa por uma nova mudança para atender à comunidade acadêmica. Funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, a nova biblioteca agora ocupa três andares, na Área 3, na Praça Universitária, dispondo de um espaço planejado para estudos e pesquisas.

Fotos: Wagmar Alves

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.