PUC inaugura nova biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da PUC Goiás ganhou nova unidade, no Câmpus II, onde passa a funcionar a biblioteca setorial que atenderá os cursos da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas e os cursos de Educação Física (Licenciatura e Bacharelado). São cerca de 2 mil alunos beneficiados pela estrutura de 235 metros quadrados com acervo de 19.658 publicações, além de acessos a duas estações de autoatendimento, cabines de estudo individual e mesas para estudos coletivos.
O espaço foi inaugurado na manhã desta quarta-feira, 13, com homenagem aos responsáveis pela construção e instalação da biblioteca, que começou a ser construída em fevereiro. A biblioteca segue o novo padrão das escolas, integrada ao bloco e com toda a ergonomia voltada para a convivência. “O investimento na infraestrutura acadêmica é o suporte básico da universidade e, nas bibliotecas, trabalhamos na aquisição de livros, periódicos, revistas, que são base para o estudante ou pesquisador ter acesso universal ao conhecimento”, explicou o professor Wolmir Amado, reitor da instituição, acompanhado de pró-reitores e professores.

Na homenagem aos profissionais, ele ressaltou a complexidade enorme da catalogação, aquisição das obras e do sistema de empréstimos. “Exige uma competência muito específica e estes profissionais aqui presentes têm esta missão especial”, afirmou Wolmir. A coordenadora do Sistema de Bibliotecas, Annunziatta Spencieri de Oliveira, registrou a emoção deste momento para o sistema e para a equipe, reconhecida publicamente pelos gestores da universidade. “A biblioteca hoje é um centro de informação, excelente local de estudo, porque ele tem toda tranquilidade e todo suporte, para encaminhar as pesquisa. Os estudantes podem seguir determinado pela bibliografia dos cursos e ainda ir além”, explicou Annunziatta.

Para a professora Sonia Margarida Gomes, pró-reitora de Graduação, a biblioteca é um recurso importante, porque possibilita além do acervo físico, acesso ao acervo digital. “Espaço propício para às consultas e aos estudos, com uma luminosidade e o silencia adequados”. Além disso, ela falou que o projeto é um sonho antigo dos estudantes, que antes se deslocavam para o Bloco G, de onde foram deslocados parte dos recursos que serão usados no prédio atual.
A PUC Goiás conta hoje com o trabalho da Biblioteca Central, na Área 1, e duas bibliotecas setoriais, no Câmpus V e no Câmpus II, além de postos de atendimento no curso de Medicina e na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia. Nas setoriais, as bibliografias são voltadas para os cursos de cada local.

Fotos: Wagmar Alves