PUC Goiás tem quatro cursos aprovados em edital da Capes

A PUC Goiás foi aprovada para ministrar quatro cursos de licenciatura no Edital PARFOR Equidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar foi divulgado nesta terça-feira, 20, e destaca a excelência da PUC Goiás em meio à concorrência nacional e evidencia o compromisso social da instituição com a formação de professores para a diversidade.

Os cursos aprovados são: Quilombola (160 vagas), Educação Inclusiva (30 vagas), Bilingue (30 vagas) e Educação do Campo (30 vagas). No total são 250 vagas, os cursos têm previsão de início em agosto. As inscrições serão realizadas por meio de uma chamada pública, com critérios estabelecidos pela universidade para a composição das turmas. A seleção incluirá uma banca para identificação de candidatos autodeclarados negros, pardos, indígenas, quilombolas, deficientes e surdos, atendendo às cotas estabelecidas.

A diretora da Escola de Formação de Professores e Humanidades, profa. dra. Rosemary Francisca Neves Silva, destaca o sucesso como resultado de um trabalho coletivo exemplar, envolvendo professores da EFPH, egressos, e o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), sob a coordenação do Professor Dr. Romilson Martins Siqueira. Segundo a professora, “A dedicação, empenho e expertise de todos os envolvidos contribuíram para o sucesso dessas propostas.”

O PARFOR Equidade é uma iniciativa da CAPES, idealizada junto à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão. Seu objetivo principal é formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica, com enfoque em educação escolar indígena, quilombola, do campo, educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos.

O professor Romilson Siqueira, coordenador geral do projeto na PUC Goiás, ressalta que a relevância da PUC Goiás nesse contexto está no compromisso social assumido para formar professores que atendam às diversas demandas do estado. A universidade, que já possui longa experiência com temas relacionados aos cursos aprovados, otimizou e organizou suas atividades existentes, demonstrando competência e capacidade de pensar projetos inovadores, agora aprovados pela Capes.

Destaca-se que os alunos selecionados que se autodeclararem negros, pardos, indígenas, quilombolas, surdos e surdas receberão uma bolsa de ajuda de custo de R$ 700 durante todo o curso. Alunos egressos da PUC Goiás também podem participar da seleção, integrando a demanda geral espontânea da comunidade.

A PUC Goiás reafirma sua posição como referência no campo da formação de professores, sendo reconhecida pela Capes em diferentes programas, incluindo o PARFOR, o PIBID e a Residência, todos com nota máxima. “A aprovação no PARFOR Equidade destaca a competência e relevância da PUC Goiás nos programas de formação de professores gerenciados pelo MEC, consolidando seu papel de liderança no cenário educacional brasileiro”, destaca o professor Romilson Siqueira.