PUC Goiás sedia evento nacional sobre PNE

A PUC Goiás recebe até o próximo dia 5 o XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. Realizado pela Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), esta edição do evento reúne mais mil professores, pesquisadores, estudantes e gestores da educação de todo o Brasil e tem como tema central “Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. O simpósio é bianual e tem o objetivo de socialização e análise de estudos e experiências em matéria de políticas, gestão e práticas de administração e avaliação da educação nos diferentes níveis, etapas e modalidades de educação. O evento de abertura foi realizado nesta quarta-feira, 3, no Auditório da Área 4, com várias autoridades, entre elas a reitora da Universidade Federal de Goiás, Angelita Lima e a deputada federal Adriana Accorsi.

Foto: Wagmar Alves

De acordo com o presidente da ANPAE, Luiz Fernandes Dourado, o evento está sendo realizado durante momento crucial para o cenário educacional brasileiro, com a iminente formulação de um novo Plano Nacional de Educação (PNE) e a perspectiva de reestruturação das políticas e gestão educacionais, a discussão sobre os rumos da educação no país ganha destaque. “A temática central do evento se insere de forma crucial nesse contexto de transformações e desafios. O nosso principal objetivo é discutir o próximo PNE, 2024-2034, e ao mesmo tempo estaremos realizando um Colóquio Ibero-Americano com questões pertinentes à diversidade étnico racial”, explicou ele sobre a programação.

O PNE tem responsabilidades compartilhadas entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Por ser decenal, ultrapassa diferentes gestões de governo, superando, dessa forma, a descontinuidade das políticas públicas a cada mudança de condução político-partidária. Durante a Conferência Nacional de Educação, realizada em janeira, foram definidas proposições e diretrizes que serão apresentadas ao Executivo e, posteriormente, aprovadas pelo Legislativo.

Para a ex-presidente da ANPAE e presidente da Fundação Joaquim Nabuco, professora Ângela Aguiar, o evento traz um horizonte para o desenvolvimento das políticas públicas para a educação. “É preciso ter um apoio de toda a comunidade, uma mobilização para garantirmos a aprovação deste Plano”, afirma. Ela defendeu uma união dos setores da cultura e da educação na defesa do acesso da população a esses direitos básicos e  à garantia de continuidade das políticas públicas ao longo da próxima década, diferente do que aconteceu nos últimos anos. “Todos que acreditam na democracia precisam estar juntos.”

Racismo

Novidade desta edição, o I Colóquio Ibero-Americano sobre Política e Gestão Educacional: o Desafio da Diversidade Étnico-Racial na Educação Básica será realizado nos dias 4 e 5 de abril, nas salas multiuso da PUC Goiás. O objetivo é trazer para o público da educação e dos movimentos sociais a temáticas das desigualdades raciais no Brasil, em Portugal e na Espanha, especialmente em suas intersecções com a área da educação, visando a apresentação de um panorama da situação e a futuras colaborações em termos de produção científica e de proposição de políticas públicas.

A professora emérita da Universidade Federal de Minas Geral e escritora, dra. Nilma Lino Gomes, coordenará uma das mesas da programação. Ela foi a primeira reitora negra de uma universidade pública no Brasil e assumiu também o cargo de ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em 2015. Ela explica a mudança de paradigmas dentro da universidade com as políticas afirmativas e o ingresso da população negra nas universidades e institutos federais.

“A presença de mais negros na universidade, que é um lócus de produção e divulgação de conhecimento científico, têm modificado não só o perfil quantitativo étnico racial das instituições de Ensino Superior, mas também tem impactado a própria produção do conhecimento. Porque estão ali outros sujeitos, com outras vivências, outras culturas, outras experiências. E que, inclusive, indagam a própria ciência por não saber deles.”

Para o professor doutor Romilson Siqueira, da Escola de Formação de Professores e Humanidades, a programação do colóquio traz grandes oportunidades para a universidade por tornar a PUC palco de grandes discussões para o futuro da educação no Brasil. “Vamos discutir a questão do racismo e como a gestão educacional, a gestão pública e como a experiência das escolas podem ajudar no combate ao racismo. É uma educação antirracista que a gente busca discutir neste colóquio”.

Parte da programação ocorre também na Universidade Federal de Goiás. Ainda são parceiros do evento a Universidade Estadual de Goiás, o Instituto Federal de Goiás e o Instituto Federal Goiano. O XXXI Simpósio contará com conferências plenárias, mesas redondas simultâneas, comunicações de trabalhos e painéis de discussão/pesquisa, minicursos.

Fotos: Wagmar Alves