PUC Goiás sedia Conferência que irá elabora mapa da ciência, tecnologia e inovação em Goiás

Foi aberta nesta quinta-feira, 21, a Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Auditório da Área 4 da PUC Goiás. O evento acontece até esta sexta-feira, 22, de forma híbrida, com transmissão pelo canal da Secti Goiás no YouTube (@secti_go) e presencial. Este é o primeiro passo para a participação na Conferência Nacional de CT&I, que acontecerá de 4 a 6 de junho, em Brasília, e terá como tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil justo, sustentável e desenvolvido”.

Representante da PUC Goiás no evento, a professora Priscilla Valverde, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da universidade, afirma que o convite para sediar a Conferência também envolve diretamente a composição do Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Pra gente é importante para contribuir com nossos programas de pós-graduação e com nossa graduação”, explica. E, para a sociedade, ela explica que o efeito será impactante com um avanço no plano de industrialização do Estado.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, destaca que a Conferência estadual será um espaço aberto para ouvir os diversos representantes do ecossistema de CT&I em todo o Estado de Goiás como instituições de ensino e pesquisa, sociedade civil, setor empresarial, academia, entidades de classe, associações e do próprio governo de Goiás. Ele explica que, a partir das demandas apresentadas durante o encontro, Goiás vai elaborar o seu mapa de CT&I que será levado para a conferência regional, que acontecerá em abril e, posteriormente, para a nacional.  “É preciso elogiar o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação pela coragem, por abrir o espaço para receber as sugestões do ecossistema. Eu tenho certeza que a partir desta coleta das proposições teremos um espaço para melhorar a estratégia política nesta área no Brasil.”

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Neto, agradeceu a PUC Goiás por receber a Conferência e pela participação ativa na mobilização do evento. “Goiás tem o que dizer nessa área e essa é a nossa oportunidade. Qualquer pessoa, pesquisador, empreendedor, pode participar e dar sua contribuição para crescermos”.

A conferência é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e PUC Goiás. Em abril acontecerão as etapas regionais e, Goiás vai sediar a edição do Centro-Oeste.

O tema principal e os eixos da conferência foram definidos pelo governo federal. A programação para o segundo dia do evento, que acontece no dia 22, no período matutino, são discussões em torno dos eixos: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Neoindustrialização e novas bases de apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. Das 14 às 16 horas será realizada uma mesa-redonda e elaboração do mapa de CI&I de Goiás.

(Com informações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação)