PUC Goiás sedia 2º Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral

A Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abriu hoje a programação do 2º Congresso Nacional da Animação Bíblica da Pastoral (ABP), que segue até 22 de maio, em Goiânia. A PUC Goiás, anfitriã e apoiadora do evento, recebe a programação científica no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, enquanto atividades noturnas acontecem em paróquias da Arquidiocese de Goiânia. O evento acontece em paralelo ao 4º Congresso Bíblico Teológico da PUC Goiás, promovido pelo curso de Teologia da universidade.
A cerimônia de abertura foi realizada na Paróquia Universitária São João Evangelista, reunindo mais de 200 participantes de todo o Brasil. Na manhã desta terça-feira (20), a abertura oficial contou com a presença de Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética; Dom João Justino, arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da PUC Goiás; professora Olga Izilda Ronchi, reitora da universidade; professora Rosemary Neves, diretora da Escola de Formação de Professores e Humanidades; e o padre Davi de Jesus, coordenador do curso de Teologia e da Paróquia Universitária.

Durante a abertura, Dom Leomar destacou que este congresso busca integrar a dimensão acadêmica com a vivência pastoral: “Na pastoral, unindo nossas forças, temos a chance de não nos frustrarmos. A Palavra de Deus é a alma de toda pastoral. Agradeço à hospitalidade goiana por nos permitir fazer essa integração tão necessária para o fortalecimento da nossa missão”.
A reitora da PUC Goiás, professora Olga Ronchi, reforçou o papel da universidade como ponte entre ciência e fé: “Este é o fundamento de uma universidade comunitária como a nossa. A missão evangelizadora é algo que compartilhamos com alegria”.
Dom João Justino lembrou que “o trabalho de cada um é como uma semente, que pode fecundar e dar uma boa florada. A escolha por participar deste Congresso demonstra a intensidade com que queremos levar essa missão adiante, sendo terra fértil que acolhe a Palavra”.
Segundo o padre Davi de Jesus, a realização do congresso na universidade simboliza o compromisso de levar o conhecimento teológico para além da sala de aula. “Aqui estudamos, aprofundamos, fazemos exegese, mas voltamos para a base levando a Palavra encarnada. A Animação Bíblica da Pastoral se torna uma ação de extensão nas comunidades, transformando a formação acadêmica em prática viva e comprometida”, afirmou.

A programação do congresso traz temas relevantes para a Igreja no Brasil, como:
-
ABP desde a Conferência de Aparecida;
-
Caminho percorrido desde 2011;
-
60 anos da constituição conciliar Dei Verbum;
-
Papel da ABP em uma Igreja sinodal;
-
Aplicações do Documento 111 da CNBB nas diferentes realidades brasileiras;
-
Conexões entre ABP e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE).
De acordo com a assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, Mariana Venâncio, o congresso tem caráter acadêmico e pastoral. Pela manhã, acontecem conferências na PUC Goiás; à tarde, oficinas e reuniões; e à noite, atividades nas paróquias. “Nosso objetivo é impulsionar a animação bíblica da pastoral no Brasil, fortalecendo a articulação entre as equipes regionais e a comissão nacional, e promovendo a centralidade da Palavra na ação evangelizadora”, explicou, lembrando ainda a importância da troca de experiência. O evento recebe representante de todos os Estados brasileiros e é voltado a todos que atuam com a Animação Bíblica da Pastoral: biblistas, catequistas, animadores de círculos bíblicos, ministros da Palavra e leitores. Além disso, conta com a participação de professores e acadêmicos dos cursos da PUC.
(Com informações da CNBB)
Fotos: Wagmar Alves