PUC Goiás sedia 22º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental

A PUC Goiás, em parceria com a Associação Brasileira de Professores de Direito Ambiental (APRODAB), deu início hoje ao 22º Congresso Brasileiro do Magistério Superior de Direito Ambiental. O evento, que ocorre no Teatro da PUC, em Goiânia, se estenderá até o dia 13 de setembro e tem como tema “Clima, Biodiversidade e Direitos Humanos: Perspectivas para a Agenda 2030”.

Neste ano, a escolha da PUC Goiás como sede do congresso é um marco, e a instituição abriu espaço para a participação dos estudantes, destacando a importância de engajá-los nas discussões ambientais. O evento começa justamente no Dia do Cerrado, o que reforça a relevância da temática, como explicou a professora Luciane Martins Araújo, uma das organizadoras. “Escolhemos esse dia por ser emblemático. Nosso bioma está se perdendo, e isso impacta a biodiversidade e a disponibilidade de água, especialmente pelo desmatamento excessivo. Precisamos discutir soluções para os problemas ambientais que estamos enfrentando, e o papel do direito é fundamental nessa agenda”, afirmou.

Luciane, que também é pesquisadora da PUC Goiás e integra o Mestrado em Desenvolvimento e Planejamento Territorial, enfatizou que o evento é um espaço de discussão urgente, especialmente pelos desafios ambientais globais, como incêndios e a perda de biodiversidade. “Vamos abordar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, buscando identificar o que ainda pode ser feito para que essas metas sejam atingidas. É crucial envolver as novas gerações nessas discussões, pois elas enfrentarão esses problemas de forma ainda mais grave.”

A presidente do congresso, Sheila Cabalcante Pitumbeira, professora da Universidade de Fortaleza, destacou a urgência de aplicar o direito ambiental de forma mais eficaz para evitar catástrofes como as que o Brasil enfrenta atualmente. “As ferramentas do direito ambiental já existem, mas a sociedade precisa agir mais rápido e cobrar do poder público. Queimadas, desmatamento e poluição não afetam apenas a paisagem, mas também a fauna e flora, causando sofrimento em diversos níveis”, alertou.

Outro destaque do congresso foi a palestra magna do professor José Juste-Ruiz, catedrático de Direito Internacional da Universidade de Valencia e renomado pesquisador de Direito Internacional de Meio Ambiente. Sua contribuição ao direito ambiental internacional, especialmente na proteção do meio ambiente marinho, foi amplamente reconhecida.

O evento também prestou homenagem ao professor Fernando Walcacer, falecido em julho, um grande defensor do Direito Ambiental no Brasil. Nos dias 11 e 12 de setembro, ocorrerá a apresentação de artigos acadêmicos na edição do Prêmio Vladimir Garcia Magalhães, com transmissão online pelo canal da Revista PUB no YouTube.

O congresso está sendo transmitido ao vivo pelo canal da PUC TV no YouTube. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.