PUC Goiás reforça compromisso no lançamento da Campanha da Fraternidade 2025

A Campanha da Fraternidade 2025 foi lançada oficialmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tendo como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom”, inspirado no primeiro capítulo do Gênesis. O tema da campanha também celebra os 10 anos da publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ do papa Francisco. Em Goiânia, o evento aconteceu nesta quinta-feira (6), na Paróquia São Francisco de Assis, no Setor Leste Universitário, reunindo fiéis e autoridades religiosas e civis, que também aproveitaram o momento para rezar pelo Santo Padre.

O arcebispo de Goiânia, dom João Justino, destacou a importância da campanha diante da crise socioambiental global. Segundo ele, eventos climáticos extremos, como as enchentes no Rio Grande do Sul e a seca na Amazônia no Brasil, demonstram a urgência de repensar a relação da humanidade com o meio ambiente. A proposta da campanha é promover a chamada “conversão ecológica”, incentivando mudanças de comportamento para um cuidado mais efetivo com a “casa comum” e sugere a participação popular para além da importância das ações políticas e públicas.

Durante a Campanha da Fraternidade 2025, será realizada uma coleta solidária nos dias 12 e 13 de abril, durante o Domingo de Ramos, e os recursos arrecadados serão destinados a projetos socioambientais, com foco em reciclagem e preservação ambiental. O edital para seleção das iniciativas será divulgado após a Páscoa.

A PUC Goiás participa ativamente da Campanha da Fraternidade todos os anos. Na abertura deste ano, a reitora da universidade, professora Olga Ronchi, esteve presente ao lado dos pró-reitores Daniel Barbosa e Helenisa Maria Gomes, além de professores e funcionários.

Durante todos o período, uma comissão da universidade desenvolverá ações voltadas para o tema da campanha. Na cerimônia de abertura, a instituição distribuiu mudas de plantas nativas do Cerrado e terra preparada pelo Instituto do Trópico Subúmido, incentivando o plantio e a preservação ambiental.

Outro destaque, lembrado por dom João Justino em sua fala, foi a iniciativa da PUC Goiás de distribuir copos sustentáveis para seus estudantes, reduzindo o uso de descartáveis na instituição. A ação reforça o compromisso da universidade com práticas mais sustentáveis e a conscientização da comunidade acadêmica sobre o impacto ambiental do consumo e da produção de resíduos.

A Campanha da Fraternidade 2025 convida toda a sociedade a refletir sobre sua responsabilidade na preservação do meio ambiente e no cuidado com o próximo. A PUC Goiás reafirma seu compromisso em promover essa conscientização e incentivar ações concretas que contribuam para um mundo mais sustentável.

Fotos: Wagmar Alves

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.