PUC Goiás recebe homenagem na Assembleia Legislativa

A PUC Goiás foi uma das 77 entidades e personalidades homenageadas durante sessão especial em homenagem aos 50 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que ocorreu na manhã desta quarta-feira,16, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A solenidade, proposta pelo presidente da casa, Lissauer Vieira (PSB) e presidida pelo deputado Thiago Albernaz (SD) reuniu todas as pessoas que contribuíram para a história da instituição ao longo dessas cinco décadas, incluindo parceiros nas áreas da Saúde, Inclusão, Educação, Cidadania, Engajamento Social, entre outras, além de pessoas com deficiência e seus familiares que são acolhidos pela Associação.

Durante o evento, a universidade foi representada pelo reitor Wolmir Amado, que avalia esse reconhecimento como um impulso para que a instituição dê novos passos em relação à inclusão social. “A homenagem nos anima e consolida aquilo que é tradição na universidade: sua atenção à criança, adolescência, ao portador de necessidade especial, ao idoso. Uma universidade com perfil comunitário, filantrópico, que compreende e assume, também, os grandes desafios sociais, bem como os seus, dando sua contribuição universitária pela ciência, pelo conhecimento, com um pano de fundo ético e reafirmação de valores”, ressaltou o gestor.

Além da concessão do Certificado de Mérito Legislativo aos homenageados do dia, a Apae recebeu troféu alusivo em comemoração ao seu aniversário de 50 anos. A Associação foi representada na homenagem por seu presidente, Albanir Pereira Santana, gestor voluntário na organização desde 1992.

Ele manifestou alegria pelo dever cumprido e, ao mesmo tempo, o desejo de alcançar novas metas: “queremos trazer as pessoas com deficiência para trazer o reconhecimento da cidadania delas pela sociedade. A instituição é reconhecida não só em Goiás, mas em todo o País, pela excelência do trabalho e competência das pessoas”, destacou. Ao mesmo tempo, também agradeceu a colaboração da PUC Goiás na área da Educação, em função da parceria com a entidade para campo de estágio estudantil.

Presente em mais de 22 municípios, a Associação foi fundada no dia 29 de maio de 1969 por um grupo de pais de pessoas com deficiência, para dar voz à causa. Atualmente  é responsável por dar assistência social e atendimento nas áreas da Educação, Cultura, Saúde, Pesquisas, Qualificação Profissional, etc, além de articular propostas na promoção da inclusão de crianças com deficiência, desde os primeiros anos de vida.

Além do reconhecimento oficial, os efeitos deste trabalho são percebidos pela comunidade atendida na Associação. Sentada na primeira fila para prestigiar o evento, a artesã Daniele Cruz, mãe de Anne Beatriz, de 2 anos, comemora a evolução da filha, que começou a receber assistência na Apae desde os 5 meses de vida: “ ela evoluiu muito, não a trato de forma diferente por ter Síndrome de Down, também não vejo diferença da sua evolução em relação às outras crianças. Ela é muito inteligente, eu agradeço muito à Apae por ter me ensinado a lidar com ela, o sentimento é de gratidão”, refletiu.

Fotos: Wagmar Alves