PUC Goiás realiza Seminário de Gerontologia Educacional

Texto: Eliani Covem, assessora da Proex/PUC Goiás

O Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás realiza o I Seminário de Gerontologia Educacional e a 3ª Expocon da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) nos dias 29 e 30, no auditório 3 da Área 2, com a exposição de conhecimento dos educandos da Unati. O Seminário vai contar com mesas-redondas, videoconferências, apresentações orais e Missa em Ação de Graças na Paróquia São João Evangelista, às 15 horas, com dom Moacir Silva Arantes.

No dia 29, o Seminário terá às 9 horas, a conferência de abertura sobre o tema A vida e o aprendizado na velhice: o papel do idoso como suporte da harmonia social e familiar, com a professora da PUC Goiás, Leila Miguel Fraga. Em seguida, às 9h40, ocorre a 1ª videoconferência do evento, sobre o tema Terapia Cognitiva na Velhice, com o professor da UniRio, Anderson Amaral. Às 10h45 será realizada a 2ª videoconferência, sobre o tema Envelhecer Desportivamente (Projeto Walking Football), com o presidente da Rede de Universidades da Terceira Idade (Rutis) de Portugal, professor Luiz Jacob. No turno vespertino ocorrem palestras, relatos de experiência e ações educativas voltadas para o idoso.

No dia 30, o Seminário começa às 8h30, com a 3ª videoconferência sobre o tema Seniores em contexto de aprendizagem, com o professor Ricardo Pocinho, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria, Portugal. Em seguida, às 9h15, ocorre a palestra da professora Fernanda Pina, da PUC Rio, sobre o tema Compreendendo os significados de projeto de vida para o desenvolvimento de atividades universitárias para seniores. Logo depois o professor Alessandro Silva profere palestra com alunos e voluntários da disciplina de Nutrição e Implicações no Envelhecimento sobre o tema Envelhecer com saber e sabor.

Às 10h40, a professora da oficina de fotografia, Deborah Borges, fala sobre o tema O cuidado da memória a partir de suportes fotográficos. No período vespertino, ocorrerá a palestra sobre inclusão digital e sobre língua estrangeira para idosos, seguida da Missa. Às 16h, haverá lançamento de livros. As inscrições podem ser feitas no local ou pelo site, clicando aqui. O participante receberá certificado de 4 horas por período. Mais informações pelo telefone: 3946-1175 e pelo e-mail: [email protected].