PUC Goiás realiza nova edição da Jornada da Cidadania

De 24 a 26 de maio, a PUC Goiás realiza o maior evento comunitário do estado. A 5ª Jornada da Cidadania, promovida em parceria com a Arquidiocese de Goiânia, oferece centenas de atividades e serviços gratuitos para a população da grande Goiânia com o objetivo de possibilitar acesso às milhares de pessoas que passam pelo no Câmpus II da universidade da instituição, no Jardim Mariliza, a momentos de lazer, alegria e cidadania. A programação oferta desde atendimento de saúde e jurídicos gratuitos a minicursos em diversas áreas do conhecimento, além de proporcionar visita gratuita ao Memorial do Cerrado.

A solenidade de abertura do evento será realizada no dia 23 de maio, às 19 horas, no palco do teatro do Centro de Convenções PUC, no Câmpus II e contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a PUC Goiás e seus parceiros vão receber o público nos três dias e se mobilizar nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários. Entre as parcerias confirmadas estão os serviços do Vapt Vupt e da Previdência Social (INSS).

“Nesse contexto de crise ética, política e econômica, é uma vitória manter a agenda da Jornada”, frisa a coordenadora-geral do evento, a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar. Ela aponta o apoio de parceiros públicos e privados como fundamental para a do evento. Entre eles, estão o Governo de Goiás e as prefeituras de Goiânia, de Aparecida de Goiânia e de Senador Canedo – cidades cujas populações também participam dos três dias de programação.

Nesta edição, além dos serviços tradicionais, são esperadas as Estações da Solidariedade e do Descarte Consciente. A primeira repete o sucesso do ano anterior e será um local destinado ao recebimento de diversos tipos de doações: roupas, calçados, alimentos, brinquedos, roupa de cama e banho, cobertores, materiais de leitura (livros, revistas, gibis, etc.) que serão encaminhados a entidades sociais. As doações poderão ser realizadas durante todo o evento e também servirão como ingresso para atividades culturais. Já a segunda, a Estação de Descarte Consciente terá um espaço preparado para receber o descarte de pilhas, baterias, celulares e equipamentos tecnológicos sem uso, que depois receberão destinação adequada para esses materiais, sem prejuízo ao meio ambiente.

Parceira do evento, a Arquidiocese de Goiânia atua desde a organização até a realização da Jornada da Cidadania com a organização da Feira da Solidariedade, que inclui celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento, atendimento de confissões e uma capela feita para o evento, onde as pessoas podem ter seu momento de oração. A Feira é responsável pelo comércio de alimentos no local com venda destinada aos projetos sociais da igreja.

Experiência
Na última edição, passaram pelo Câmpus II mais de 160 mil pessoas. A iniciativa contabilizou mais de 850 mil atendimentos. Além dos serviços, a ação comunitária é também um momento de aprendizado para os mais de 21 mil alunos da instituição. Tem sido assim desde 2005, quando o evento foi criado e ocorria na Área 1, no Setor Leste Universitário.

Saiba como chegar!