PUC Goiás realiza nova edição da Jornada da Cidadania

De 24 a 26 de maio, a PUC Goiás realiza o maior evento comunitário do estado. A 5ª Jornada da Cidadania, promovida em parceria com a Arquidiocese de Goiânia, oferece centenas de atividades e serviços gratuitos para a população da grande Goiânia com o objetivo de possibilitar acesso às milhares de pessoas que passam pelo no Câmpus II da universidade da instituição, no Jardim Mariliza, a momentos de lazer, alegria e cidadania. A programação oferta desde atendimento de saúde e jurídicos gratuitos a minicursos em diversas áreas do conhecimento, além de proporcionar visita gratuita ao Memorial do Cerrado.

A solenidade de abertura do evento será realizada no dia 23 de maio, às 19 horas, no palco do teatro do Centro de Convenções PUC, no Câmpus II e contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia. Com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários administrativos – a PUC Goiás e seus parceiros vão receber o público nos três dias e se mobilizar nas diversas Estações, além de participar ativamente da Feira da Solidariedade e dos Jogos Universitários. Entre as parcerias confirmadas estão os serviços do Vapt Vupt e da Previdência Social (INSS).

“Nesse contexto de crise ética, política e econômica, é uma vitória manter a agenda da Jornada”, frisa a coordenadora-geral do evento, a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, profa. Márcia de Alencar. Ela aponta o apoio de parceiros públicos e privados como fundamental para a do evento. Entre eles, estão o Governo de Goiás e as prefeituras de Goiânia, de Aparecida de Goiânia e de Senador Canedo – cidades cujas populações também participam dos três dias de programação.

Nesta edição, além dos serviços tradicionais, são esperadas as Estações da Solidariedade e do Descarte Consciente. A primeira repete o sucesso do ano anterior e será um local destinado ao recebimento de diversos tipos de doações: roupas, calçados, alimentos, brinquedos, roupa de cama e banho, cobertores, materiais de leitura (livros, revistas, gibis, etc.) que serão encaminhados a entidades sociais. As doações poderão ser realizadas durante todo o evento e também servirão como ingresso para atividades culturais. Já a segunda, a Estação de Descarte Consciente terá um espaço preparado para receber o descarte de pilhas, baterias, celulares e equipamentos tecnológicos sem uso, que depois receberão destinação adequada para esses materiais, sem prejuízo ao meio ambiente.

Parceira do evento, a Arquidiocese de Goiânia atua desde a organização até a realização da Jornada da Cidadania com a organização da Feira da Solidariedade, que inclui celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento, atendimento de confissões e uma capela feita para o evento, onde as pessoas podem ter seu momento de oração. A Feira é responsável pelo comércio de alimentos no local com venda destinada aos projetos sociais da igreja.

Experiência
Na última edição, passaram pelo Câmpus II mais de 160 mil pessoas. A iniciativa contabilizou mais de 850 mil atendimentos. Além dos serviços, a ação comunitária é também um momento de aprendizado para os mais de 21 mil alunos da instituição. Tem sido assim desde 2005, quando o evento foi criado e ocorria na Área 1, no Setor Leste Universitário.

Saiba como chegar!

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.