PUC Goiás promove encontro com professores sobre curricularização da extensão no ensino superior

A PUC Goiás realizou, na última sexta-feira, 30, mais uma etapa do Programa de Formação Continuada de Professores, com foco na curricularização da extensão. O evento reuniu docentes de todos os cursos da graduação, na Área 2, e foi promovido pela Coordenação de Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação, sob a liderança da professora doutora Loriza Dantas.

A temática central — curricularização da extensão — tem desafiado instituições de ensino superior em todo o país desde a publicação da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, do Ministério da Educação (MEC). Essa normativa determinou que, desde o final de 2023, pelo menos 10% da carga horária total dos cursos de graduação seja destinada a atividades de extensão, articuladas com o ensino e a pesquisa.

Durante o encontro, os professores analisaram as práticas desenvolvidas nas disciplinas já adaptadas à nova exigência, compartilharam experiências e refletiram sobre os impactos da curricularização em suas áreas de atuação. Este foi o terceiro e último encontro do semestre com esse foco.

Segundo a professora doutora Loriza Dantas, a curricularização da extensão representa um passo importante para integrar o compromisso social à formação acadêmica. “Essa normativa de 2018 exigiu uma reestruturação nos Projetos Pedagógicos de Curso para atender ao percentual de carga horária exigido para as atividades de extensão. Cada curso tem suas especificidades, e por isso o trabalho foi feito com muito diálogo entre os professores e coordenadores. Hoje temos docentes de todas as escolas da universidade envolvidos, o que demonstra nosso empenho em construir uma formação que vá além da sala de aula e responda às demandas reais da sociedade”, afirmou.

A programação contou com a presença especial da professora doutora Maria Gorete Borges Figueirêdo, da Universidade Católica do Salvador, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania. Em sua palestra intitulada “Da graduação à pós-graduação – transversalidades e desafios da Extensão”, a convidada destacou a importância da institucionalização da extensão como eixo formativo, especialmente em universidades confessionais.

“O que o MEC nos pede é a formalização daquilo que já fazemos na prática, ou seja, o diálogo com a comunidade, a atuação transformadora e o compromisso social”, afirmou Maria Gorete.

A professora também ressaltou que a extensão precisa ser compreendida como um componente dinâmico, que se manifesta em projetos, voluntariado, editais e eventos formativos — como a própria atividade da noite. “Falta-nos, talvez, o registro sistemático dessas ações. A extensão é criação e troca, mas precisa ser evidenciada para ser reconhecida como parte do processo formativo.”

O debate também abordou os desafios enfrentados para adequar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) à nova regulamentação, cuja implementação efetiva iniciou em 2022. Segundo a professora Loriza Dantas, isso exigiu um trabalho detalhado com os coordenadores e professores de todas as escolas da universidade, respeitando as especificidades de cada curso.

Ao final do encontro, os participantes refletiram sobre os impactos sociais das atividades de extensão na realidade contemporânea, destacando que a universidade precisa estar atenta às mudanças sociais e atuar de maneira crítica e propositiva.

A formação reforça o compromisso institucional da PUC Goiás com a construção de uma educação mais integrada, humanista e voltada para a transformação social, em consonância com o espírito das universidades católicas e os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Fotos: Weslley Cruz 

 

PUC Goiás
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