PUC Goiás prestigia entrega da Comenda Professor Nion Albernaz

O reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, prestigiou nesta quarta-feira, 7, a entrega da Comenda Professor Nion Albernaz aos diretores e melhores alunos das escolas da rede estadual de ensino, no Goiânia Arena.

A tarde foi de homenagens aos mais de dois mil alunos e diretores, além de ex-governadores, superintendentes, coordenadores que fizeram e fazem a educação em Goiás. “Hoje temos o prazer de homenagear os que fazem acontecer a educação”, comemorou o governador Marconi Perillo.

Entregue pela primeira vez nesta tarde, a comenda leva o nome do ex-prefeito Nion Albernaz, falecido no ano passado. Graduado em Engenharia Civil pela PUC Goiás e professor de Matemática, o educador e político é lembrado por sua paixão pelo ensino. “O escolhemos porque ele soube conciliar com muita sabedoria a mente e o coração. Ele aliava seu rigor de engenheiro e professor de matemática com o amor pelo que fazia”, frisou a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira.

“Entre todos os títulos que obteve ao longo da vida, o que mais sentia orgulho era o de professor”, lembrou o neto Thiago Albernaz, ex-vereador de Goiânia.

Formação de professores

Prestigiando o evento, o reitor Wolmir Amado destacou a proximidade histórica da universidade com a formação de professores em Goiás. “Temos, na formação inicial da nossa universidade, os cursos de licenciatura como o de Pedagogia, com mais de 60 anos. É possível que muitos dos homenageados tenham estudado conosco, então a universidade se sente, neles, homenageada também”, frisou. Na instituição, os cursos de licenciatura têm foco na rede pública de ensino.

Professor da PUC Goiás e secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Ferreira da Costa representou o prefeito Iris Rezende, um dos ex-governadores homenageados.

Além dos melhores alunos e dos diretores de cada um das 1.550 escolas estaduais de Goiás, receberam a Comenda Professor Nion Albernaz a dona Geralda Albernaz e todos os ex-governadores de Goiás ou seus representantes. A honraria será entregue anualmente.

Fotos: Weslley Cruz