PUC Goiás lança Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Outras Violências

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) reuniu os gestores, na quinta-feira, 27, para apresentar o Programa de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Outras Violências, no Auditório 3 da Área 2.

A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, profa.  Helenisa Gomes, uma das idealizadoras do projeto, explicou que a iniciativa decorre de uma determinação legal recente que alcança todas as empresas e instituições, do setor público e privado, no sentido de obrigá-las a proporcionar a seus trabalhadores o exercício de suas funções de forma segura e livre de assédio e discriminação, para que seja estabelecida uma relação respeitosa e humana no ambiente de trabalho.

Integra o programa um guia que será lançado no dia 2 de maio, que é o Dia Nacional do Combate ao Assédio Moral e Sexual no Ambiente de Trabalho.  “Neste dia, nós lançaremos o nosso guia, que traz os conceitos e formas de assédio de forma didática. É importante que todos tenham conhecimento do que é, porque só assim é possível identificar e corrigir”, destaca.

Também engajada no projeto, a professora Graciele Pinheiro Teles, coordenadora da Divisão de Recursos Humanos, foi a responsável por apresentar o programa aos gestores. Dentre as muitas informações indispensáveis por ela repassada, ela citou que o programa conta com a experiência e a expertise do Ministério Público do Trabalho e do Tribunal Regional do Trabalho (18ª Região) desde 2016, que orienta na utilização de mecanismos eficazes para a eliminação destes problemas no ambiente de trabalho. “As medidas que o programa desenvolveu e propõe são fundamentais para que toda a comunidade universitária se engaje e nos ajude nessa campanha importantíssima de erradicação de qualquer forma de assédio ou de violência no ambiente de trabalho”, afirma.

Ainda de acordo com Graciele, o objetivo maior do programa é atingir a harmonia e o bem-estar no ambiente de trabalho. “Não há nada melhor que trabalhar feliz, exercer as nossas funções com confiança, segurança, usando uma ferramenta tão importante que é o diálogo, sobretudo, sabendo dialogar. A expectativa é muito positiva com relação a esse programa”, declara.

Para comunicar um caso de assédio ou outro tipo de violência, foram disponibilizados os seguintes canais: formulário on-line, disponibilizado no SOL administrativo e docente, pelo e-mail [email protected], pelo telefone (62) 3946-1928, pessoalmente ou por correspondência no endereço Setor Universitário, Praça Universitária, PUC Goiás, Área 2, Bloco A, 1º Andar, Divisão de Recursos Humanos (DRH).

Fotos: Wagmar Alves