PUC Goiás lança programa de parcelamento

A partir de 2017/2, alunos de graduação (exceto Medicina) e pós-graduação stricto sensu da PUC Goiás serão beneficiados por programa exclusivo de parcelamento das mensalidades: o Pode PUC. O objetivo é tornar possível a conclusão do curso para alunos da graduação e da pós-graduação stricto sensu com dificuldades financeiras . Com a novidade, a PUC Goiás pretende atrair cerca de 3 mil alunos de volta à instituição, que pagarão apenas 50% do valor da mensalidade durante o curso e o restante parcelado para pagamento futuro. As parcelas não serão acrescidas de juros, apenas correção monetária. O alvo são alunos evadidos que não continuaram em sala de aula por causa das dificuldades financeiras. Apesar da universidade registrar evasão menor que a média nacional, muitos calouros e veteranos desistem do sonho de estudar por causa da falta de recursos financeiros.

O programa foi lançado hoje, 29, durante assinatura de parceria com a empresa Educa Mais Brasil, na Reitoria da instituição. A professora Olga Izilda Ronchi, vice-reitora da PUC Goiás, assinou os documentos junto com a diretora financeira da Educar Mais Brasil, Lígia Pimenta, e com o testemunho dos pró-reitores de Administração, Daniel Barbosa, e Comunicação, Eduardo Rodrigues. A PUC é a 15ª instituição a usar a plataforma de gestão Creduc, da empresa Educa Mais Brasil, que facilita pagamento das mensalidades no Ensino Superior.

“O Pode PUC é lançado em um momento importante, de dificuldades e de crise na educação superior, com a redução dos programas de financiamento estudantil. A PUC, de forma ousada, criativa e compromissada lança mais um programa, uma contracorrente de um movimento nacional de evasão, inclusive das instituições públicas, e aposta novamente na inclusão, na esperança e na juventude”, explicou a vice-reitora. A universidade já mantém desde 2010 o Vestibular Social, que concede bolsas de 50% para alunos de baixa renda.

Para participar, os alunos terão que seguir perfil adequado de renda familiar per capita de até  3 salários mínimos e estar matriculado em um curso na instituição. Ele não poderá acumular o parcelamento com outro benefício. O programa não exige  fiador e para comprovação de renda mínima, o requerente poderá usar a renda familiar. A solicitação e a inscrição serão feitas pela plataforma no site da PUC Goiás (www.pucgoias.edu.br). A concessão do parcelamento depende de aprovação na avaliação cadastral e disponibilidade orçamentária da PUC Goiás.

Segundo a diretora financeira do Creduc, Lígia Pimenta, o programa de parcelamento próprio  para o ensino superior é a saída para muitos alunos que não têm acesso ao Fies ou Prouni, benefícios do governo federal que foram impactados nos últimos anos. “Com o parcelamento da PUC, podem estudar pagando parte da mensalidade enquanto estão estudando e a outra parte no futuro, quando já estão no mercado de trabalho”, afirmou ela. A plataforma existe desde 2003, mas passou por mudanças e no novo modelo, é personalizada para cada instituição de ensino.

Fotos: Weslley Cruz