PUC Goiás lança livros durante Congresso

No penúltimo dia da programação do IV Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás, a universidade realizou lançamento de 12 livros que traduzem a produção científica e literarária da comunidade universitária e também da comunidade em geral. O evento foi realizado nesta quinta-feira, 18, no Auditório da Área 2, com a presença de autores, da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino, do pró-reitor de Administração, Daniel Barbosa, e do reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, que também lançou seu livro sobre a história da Paróquia Santo Antônio em Goiânia.

Segundo o coordenador da Editora PUC, Lauro Eugênio Guimarães Nalini, o evento reforça a produção editorial vinculada pela universidade, seja publicada pela editora ou por seus docentes em outros selos. Dos 12 livros lançados hoje, que já estão disponíveis no mercado, sete foram produzidos pela universidade. “Temos uma equipe alinhada, responsável pelas escolhas e tratamento de cada título entregue à sociedade e esta produção é muito importante para a universidade”, explicou ele, que também lançou uma publicação como organizador.

Segundo o reitor da PUC Goiás, a publicação de um livro é resultado de uma pesquisa e com métodos, rigor investigativo. “toda obra publicada, técnica, científica, literária, traz consigo a ciência e a tecnologia. Ela expressa e pereniza oq eu se faz com ciência e compartilha, universaliza o conhecimento”, falou Wolmir Amado, sobre a partilha. Ele ressaltou a importância da contribuição da Editora PUC, que a cada ano lança vários livros durante os grandes eventos da universidade. “Continuamos não apenas como autores das publicações, mas a instituição também assumindo como editora universitária com papel na socialização do conhecimento.

Estreante no mundo das letras, Ana Cláudia Nunes apresentou sua publicação Vóvo Ana e suas histórias encantandas, publicado pela Editora PUC. Professora de Educação Física e escritora, ela encontrou nas histórias contadas pelo neto inspiração para produzir o livro infantil. “Eu faço contação de histórias desde quando meus filhos eram crianças. Tive uma pausa quando elas estavam se tornando adultos e quando me tornei avó, em 2015, me senti motivada a escrevê-las”, contou. Ela escreveu em 2016 e publicou no ano seguinte, quando encontrou a Editora PUC. “Todos os profissionais envolvidos deram tratamento especial para a publicação”, afirmou.

A programação foi aberta com a apresentação do texto de Ariano Suassuna, Textura armorial, pelo Grupo Guará, comandado pelo diretor Samuel Baldani. Foram lançados os livros Alegres da esperança, rumo ao amanhã, autoria de dom Washington Cruz; Paróquia Santo Antônio: origens, protagonismo e caminhada de fé, de Wolmir Therezio Amado; Artes indígenas no cerrado: saberes, educação e museus, de Poliene Soares dos Santos Bicalho e Márcia Machado; Vovó Ana e suas histórias encantadas, de Ana Cláudia Nunes; Olhares e saberes sobre a formação e atuação docente: experiências em cursos de licenciatura, de Cleonice Maria Cruz de Oliveira; José Elias Pinheiro Neto e Nalha Monteiro de Souza Lourenço Costa (Orgs.); Universidade da terceira idade: lugar de idoso também é na escola, de Lisa Valéria Torres e Luiz Humberto Carrião; Enigma, de Danieli Rosa; O itinerário pioneiro do urbanista Attilio Corrêa Lima, de Anamaria Diniz; Subjetividade e psicologia jurídica, de Vannuzia Leal Andrade Peres; Teoria, pesquisa e aplicação em Psicologia: clínica e saúde, de Daniela Sacramento Zanini, Margareth Regina Gomes Veríssimo de Faria e Cristiano Coelho (Orgs.); Teoria, pesquisa e aplicação em Psicologia: organizações e sociedade, de Helenides Mendonça e Cristiano Coelho (Orgs.); e, Teoria, pesquisa e aplicação em Psicologia: processos comportamentais, Lauro Eugênio Guimarães Nalini e Cristiano Coelho (Orgs.).

Fotos: Wagmar Alves