PUC Goiás lança campanha pela autodeclaração de PcD

Autodeclarar-se pessoa com deficiência (PCD) vai além de uma formalidade; trata-se de um ato de empoderamento que abre portas para um mundo de direitos e oportunidades. A autodeclaração representa o primeiro passo para acessar benefícios e políticas específicas que visam promover a inclusão social e profissional da pessoa com deficiência. Ela confere o direito à igualdade de oportunidades no mercado de trabalho, garantindo adaptações necessárias para que possa desempenhar suas funções com dignidade e eficiência.

Além disso, a autodeclaração proporciona acesso a políticas de cotas em concursos públicos e empresas, criando um ambiente mais equitativo e diversificado. Ela também assegura o direito à acessibilidade em espaços públicos, transporte, educação e cultura, promovendo a participação plena na sociedade.

A PUC Goiás lançou uma campanha que incentiva a autodeclaração de pessoas com deficiência que atuam na universidade, com foco na garantia dos diversos direitos assegurados por Lei às Pessoas com Deficiência, bem como a orientação para o exercício desses direitos.

A autodeclaração pode ser feita na Divisão de Recursos Humanos (DRH), que disponibiliza formulário específico para autodeclaração, que pode ser acessado no site http://pucgoias.edu.br ou diretamente na DRH. Para o enquadramento daquele que se autodeclarar, será exigido o laudo médico para PcD.