PUC Goiás inicia capacitação com conselheiros de saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Goiânia, por meio da Associação de Educação, Cultura e Cidadania (Adec), e a PUC Goiás, por meio do Programa em Nome da Vida (PNV), iniciaram na tarde desta terça-feira, 9, a primeira série de encontros formativos para conselheiros de saúde da capital na universidade.

Os três encontros que ocorrerão, até novembro, na universidade, reunirão 300 conselheiros dos sete distritos sanitários de Goiânia e farão parte da programação de pré-eventos da 10ª Conferência Municipal de Saúde Katherine Marie Popowich, em março. “O objetivo é capacitar esses conselheiros de saúde para que eles possam exercer o controle social conforme estipula o SUS, tendo acesso a conceitos e instrumentos”, frisa a professora Vera Lúcia Santos, do PNV.

“A PUC tem sido sempre parceira, mas, como proponente da capacitação, é a primeira vez”, explic a irmã Joana Dalva Alves Mendes, da Adec. “É importante essa ponte com a universidade, porque vai contribuindo para alcançarmos gestores mais técnicos, mais qualificados”. A expectativa, no caso dos encontros formativos que ocorrerão na universidade até novembro, é que os participantes saiam sabendo como funciona uma unidade de saúde, considerando o contexto macro do SUS. Nas oficinas, professores da universidade e funcionários da Secretaria Municipal de Saúde são os responsáveis pelas conferências.

Preparação

Com mais de 100 Conselhos Locais de Saúde nas unidades administradas pela Secretaria Municipal de Saúde, Goiânia tem como um dos eixos de trabalho a formação continuada desses representantes. Até março, serão 46 microconferências e sete conferências distritais, envolvendo cerca de 3,8 mil conselheiros até a conferência municipal, que deve reunir mais 1,2 mil pessoas em torno da temática Democracia e Saúde: saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS.

Fotos: Weslley Cruz