PUC Goiás inicia campanha para o Enade 2016

Foi dada a largada para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. A PUC Goiás promoveu nesta quinta-feira, 8, o lançamento da campanha Conquiste o 5 para o seu curso com a presença de alunos e professores dos cursos que serão avaliados: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Serviço Social e Zootecnia.

“Esse ano, os cursos da área da saúde serão avaliados. Com os eventos, a universidade tem o objetivo de reforçar o compromisso dos alunos com a excelência do ensino”, pontuou a pró-reitora de Graduação, profa. Sônia Margarida Gomes. Além do lançamento, os alunos ainda participarão dos Seminários de Orientação realizados até outubro. “Esse momento quer ser de maior proximidade, para que todos possam colocar em suas agendar o dia 20 de novembro”.

A pró-reitora também destacou para os alunos o impacto do resultado do Enade no mercado de trabalho, já que a imagem do curso pode contribuir para a empregabilidade dos profissionais recém-graduados. “Muito além de uma avaliação do aluno, o Enade serve como um diagnóstico”, explicou. Ela ainda convidou os acadêmicos a aproveitarem o máximo do Enade, utilizando o exame para fazer também uma autoavaliação. “O aluno poderá identificar possíveis fragilidades para superá-las”.

Cerca de 740 da PUC Goiás farão a prova em novembro. Para alguns deles, reunidos no Auditório da Área 4, o reitor Wolmir Amado convidou à reflexão sobre o Enade e as tendências para a utilização dos resultados do exame no futuro, em seleções acadêmicas e profissionais, por exemplo. “É uma prova com muitas consequências, inclusive para os que virão depois de vocês”.

Na internet

Durante o evento, também foi apresentado o hotsite desenvolvido pela universidade, pucgoias.edu.br/enade, que passou por recente atualização. A página reúne informações sobre o exame, a lista de alunos que farão a prova, vídeos com conteúdos gerais como tecnologia, arte, ética, sociodiversidade e biodiversidade, além de provas anteriores comentadas.

Na internet, professores de cada um dos cursos também deixaram mensagens em vídeo para os alunos, incentivando a participação.

O Exame

O Enade é uma avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ligado ao MEC. Participarão do processo os alunos concluintes, entendidos pelo MEC como aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até agosto de 2017, assim como aqueles que tiverem concluído, no mínimo, 80% da carga horária do curso.

Com questões de múltipla escolha e discursivas, a prova contem 25% de conteúdos de formação geral, pensados para todos os alunos participantes, e 75% de conteúdo específico para cada curso.

Para participar, o aluno deve preencher, ainda, o Questionário do Estudante, que estará disponível a partir do dia 20 de outubro, pela internet.