PUC Goiás e SME renovam parceria em prol da inclusão

Parceiras em diversas ações, a PUC Goiás e a Secretaria Municipal de Educação (SME) renovaram na manhã desta quinta-feira, 14, na Sala de Reuniões da Reitoria, o termo de cooperação técnica para dar continuidade às atividades realizadas pelo Programa de Referência em Inclusão (PRIS) da universidade, que é composto pelos projetos de extensão Alfadown e Aprender a Pensar (PAP).

As iniciativas atendem os estudantes da rede municipal com síndrome de Down, superdotação, baixas e altas habilidades, que apresentam dificuldades no desenvolvimento e interação social.

O Alfadown tem a missão de auxiliar crianças, jovens e adultos com Síndrome de Down no seu processo de alfabetização e letramento, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades sociais.

Já o PAP estimula nos educandos sua autonomia e criatividade, além de auxiliar na construção de valores como empatia, respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça e tolerância.

Em função da pandemia da Covid-19, os atendimentos ocorrem no formato remoto e envolvem a atuação de professores, estudantes universitários, voluntários, educandos e seus familiares. As atividades são ministradas na plataforma Teams.

Participaram do ato de renovação do termo técnico, representando a PUC Goiás, a reitora Olga Ronchi; a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da universidade, Márcia de Alencar Santana, a coordenadora de Extensão, profa. Denize Daudt Bandeira e equipe de assessores da extensão. Da SME, estiveram presentes o secretário municipal, Wellington de Bessa, a gerente de educação Maria Rita de Paula e o diretor pedagógico Azésio Barretos Sobrinho (foto).

Alcance da parceria

Durante a reunião, os gestores destacaram a relevância e o potencial do convênio. De acordo com o secretário Wellington de Bessa, a rede municipal de ensino é composta por 108 mil estudantes e alcança, diariamente, 500 mil pessoas.

“Nós temos nos nossos parceiros um grande apoio. Nunca estivemos tão alinhados e próximos da PUC como agora. Sabemos do trabalho que é feito a nível de extensão, de pesquisa e o trabalho do PRIS é uma referência.

Mesmo com todas as dificuldades, a extensão continuou forte, conseguiu alcançar as pessoas e utilizou o conhecimento a serviço de vidas, como é o lema desta universidade”.

Secretário municipal de Educação quer ampliar a parceria com a universidade

Os gestores também citaram outras iniciativas afins realizadas na área da inclusão e manifestaram interesse em estender a parceria para outros projetos, como o Programa de Direitos Humanos da universidade, por exemplo.

Diversos artigos científicos e eventos em prol da inclusão foram realizados como fruto do convênio entre a universidade e o poder público.

Fotos: Wagmar Alves