PUC Goiás e BNDES concluem parceria em projeto de digitalização de acervo

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás entregou nesta quinta-feira, 25, ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o relatório técnico de prestação de contas do Projeto Imagens da Memória – Preservação das Culturas dos Povos Indígenas Brasileiros, contemplado em 2011 pelo Edital de Preservação de Acervos do banco.

Com quase 300 páginas, o documento marca a conclusão da parceria entre universidade e banco para o projeto de digitalização do acervo de imagens, documentos e sons que compõem a coleção audiovisual do fotógrafo e documentarista Jesco von Puttkamer.

“Estamos encerrando a parceria com resultados satisfatórios e vários desdobramentos”, explica a diretora do IGPA, Eliane Lopes. O projeto, iniciado no instituto, foi ampliado para envolver toda a universidade. “Ele abriu a visão da instituição. É um processo que beneficia todos os acervos da universidade e os conecta”, ressaltou o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Lorenzo Lago.

Para a técnica do BNDES, Fernanda Menezes, o projeto inovador trouxe vários desafios, mas também mostrou novas formas de fazer. “Trazer os indígenas para o debate, para ressignificarem o acervo, é uma experiência metodológica que nunca vi antes. É algo que destaco e que pode e deve ser difundido para outras instituições, inclusive fora do Brasil”, destacou, ao parabenizar a participação das etnias Metyktire, Paiter Suruí, Cinta-Larga e Nambikwara no processo.

Além da digitalização do acervo, que garante a preservação dos documentos e sua difusão, o aspecto museológico também foi destacado, com a socialização dos conteúdos por meio de exposições, oficinas e da galeria virtual lançada em 2017 e que pode ser acessada aqui.

“É uma coleção muito significativa pela diversidade de suportes, por seu tamanho, tem um potencial muito forte. Estou representando a saída do BNDES desse projeto com a conclusão do acordo, mas entendendo que deixamos pessoas capacitadas para avançar”, constata Fernanda. “Temos a garantia de que esse investimento público não será jogado ao vento”, conclui a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Milca Severino, ao discutir a expertise adquirida, que deve contribuir com todos os acervos da universidade.

Fotos: Wagmar Alves

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.