PUC Goiás e Alego se reúnem para viabilizar parceria no projeto ‘Parlamento Jovem’

O projeto ‘Parlamento Jovem’ foi a pauta de uma reunião ocorrida no gabinete da reitoria na manhã da última sexta-feira, 16. Presentes a deputada estadual Dra. Cristina, que é a secretária de projetos especiais da Alego; Marisa Barbosa, diretora responsável pelo ‘Parlamento Jovem’; a professora Denise Daudt Bandeira, coordenadora da pró-reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) e a pró-reitora da Proex, Márcia de Alencar Santana, a professora Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás, ouviu uma breve explanação sobre o projeto.

O projeto ‘Parlamento Jovem’ é uma iniciativa da Assembleia Legislativa e do Deputado Bruno Peixoto que já possui alguns anos de vigência e visa fortalecer a formação política dos estudantes. O alcance e adesão dos estudantes da PUC Goiás é relevante: 30% dos que participam do projeto são estudantes da universidade, advindos dos mais diversos cursos (Direito, Jornalismo, Relações Internacionais, Administração, Psicologia, Medicina Veterinária), e sua função primordial é despertar nos estudantes ainda mais a compreensão do exercício da política, que é um componente importante para o fortalecimento da democracia.

Para a professora Olga Ronchi, firmar essa parceria é altamente relevante no conjunto do projeto pedagógico institucional: “Nós queremos proporcionar uma formação integral, portanto, a formação sócio-política é uma exigência do projeto pedagógico da PUC Goiás e esse projeto vem somar esforços para isso. Por isso, é muito relevante a institucionalização de um projeto que já existe e vamos agora, então, firmar esse termo de compromisso, com participação mais efetiva e uma divulgação maior com o objetivo de que muitos mais estudantes da PUC Goiás possam usufruir desse importante projeto da Alego”.

Por sua vez, a Dra. Cristina, secretária de Projetos Especiais da Alego, registrou que a casa de leis ganha muito com a participação da PUC Goiás, auxiliando a formação e a preparação de pessoas para ocupar cargos políticos, votar melhor e escolher bons projetos: “É a democracia se fortalecendo com o auxílio da PUC Goiás e seus estudantes. É isso que visa o acordo de cooperação”, afirma.

Mais informações para ingressar no projeto ‘Parlamento Jovem’

Na oportunidade, Marisa Barbosa destacou que a parceria visa abarcar alunos que tenham mais de 18 anos e cursem graduação da PUC Goiás a partir do 6º período ou tenham passado pela disciplina de Direito Constitucional com êxito.

O edital para ingresso dos próximos estudantes será publicado no dia 26/02 e o treinamento para o exercício das funções será a partir de 06/06, com a assistência da procuradoria da Assembleia Legislativa de Goiás.