PUC Goiás é a universidade particular mais lembrada pelos goianos

A dedicação diária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás à educação e à transformação da sociedade goiana foi reconhecida pelo prêmio Pop List 2022, realizado pelo Jornal O Popular. A marca da instituição foi a mais lembrada por 41,8% dos goianos na categoria Universidade Particular. Esta foi a 30ª edição da maior premiação de marketing do Centro-Oeste, que reconheceu os destaques em diversos segmentos. O pró-reitor de Administração da universidade, prof. Daniel Barbosa, recebeu o troféu Pop List em nome da PUC.

O Pop List chega para a instituição no mês em que completou 63 anos e logo após realizar o VIII Congresso de Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos maiores e mais importantes eventos realizados pela universidade, coroando uma trajetória de décadas dedicadas a um projeto educativo integral, que une tradição e inovação para transformar vidas.

Em seus 63 anos, a PUC Goiás já formou mais de 122 mil profissionais nas mais diversas áreas do saber. São pessoas que estão espalhadas por todo o país e fora dele compartilhando suas expertises e que contam com um diploma de reconhecimento internacional.

Olga Izilda Ronchi, reitora da PUC Goiás

A excelência do projeto educativo da PUC Goiás também foi reconhecida por outra importante premiação, o Prêmio IEL de Estágio, na categoria Educação Inovadora. A reitora da universidade, profa. Olga Izilda Ronchi, não tem dúvida de que esses reconhecimentos são fruto de uma construção histórica, expressão de um trabalho coletivo e do esforço de toda a comunidade acadêmica: professores, estudantes e funcionários administrativos. “Tivemos prêmios importantes, que mostram o vigor e a capacidade da instituição. Uma instituição de tradição e ao mesmo tempo que se inova”, afirma a reitora.

Pró-reitora de Graduação da universidade, Sonia Margarida Gomes Sousa acrescenta que a PUC Goiás está enraizada na história de Goiás. “Ser a mais lembrada faz jus ao pioneirismo desta instituição. O fato de termos sido a primeira universidade do centro-oeste brasileiro e esse enraizamento na vida e no cotidiano dos goianienses e dos goianos é muito forte”, frisa a pró-reitora. Além disso, afirma, é uma instituição que, ao longo dos anos, sempre ofereceu uma gama de possibilidades formativas para a sociedade e mostra, de fato, essa presença da PUC Goiás na vida das pessoas e sua contribuição para a educação.

“Acho que é justo esse reconhecimento, é real, é verdadeiro e faz jus aos esforços dos professores, dos funcionários. São esforços institucionais importantes e que ter esse reconhecimento, eu diria, é uma forma de gratidão por tudo que essa universidade fez e faz pra esse estado”, diz a profa. Sonia Margarida, pró-reitora de Graduação.

 

Pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás, profa. Milca Severino Pereira

Para a profa. Milca Severino Pereira, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, os números mostrados pelo Pop List revelam a importância que a instituição tem no imaginário da sociedade. “E isso tem toda uma explicação: a PUC Goiás faz pesquisa, ela tem uma inserção na sociedade por meio dos projetos de extensão fundamentais para atendimento das demandas da sociedade nas diferentes áreas, mas em especial nas áreas sociais, e é uma instituição já consolidada na formação de recursos humanos”, assinala.

Milca ainda destaca que uma universidade pontifícia tem um status acadêmico de reconhecimento mundial, que lhe confere prestígio e é um diferencial. “É uma instituição que tem uma representatividade em Goiás e no país muito importante, e o fato de termos obtido essa lembrança na memória das pessoas vem confirmar essa marca que a instituição já conseguiu consolidar”, afirma.

Excelência reconhecida

A qualidade da PUC Goiás pode ser expressa de várias formas. A melhoria contínua na avaliação institucional, na graduação, nas notas do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e o crescimento da pós-graduação stricto sensu são alguns exemplos. Nas recentes avaliações realizadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a Capes, os mestrados e doutorados da PUC alcançaram notas 4 e 5, e várias revistas foram classificadas como Qualis A, a qualificação máxima da Capes.

Reconhecimento também expresso nas avalições dos cursos presenciais e a distância, feitas pelo Ministério da Educação, com notas 4 e 5, numa escala que varia de 1 a 5. “Tiramos nota máxima em praticamente todos os cursos, presenciais e EaD que passaram por avaliação de reconhecimento agora. É o reconhecimento de um trabalho de construção incansável da excelência acadêmica na graduação, na pós-graduação, no presencial, no EAD e nos diversos campos do saber”, finaliza.

A Escola de Formação de Professores e Humanidades, por exemplo, obteve destaque nacional ao ficar em primeiro lugar com três programas de formação de professores, alcançando pontuação máxima e o primeiro lugar entre mais de 200 instituições, incluindo públicas federais e estaduais. “O Pop List vem coroar todo esse esforço e os diversos projetos, em todas as Escolas, que obtiveram reconhecimento regional ou nacional”, afirma a reitora Olga Izilda Ronchi.

Durante a pandemia, a PUC também saiu na frente ao conseguir, em menos de uma semana, fazer toda a transição do modelo de aulas presencial para o remoto, o que demonstra sua capacidade de inovar e se renovar, acompanhando as necessidades e tendências da sociedade. “A PUC foi a instituição que saiu na frente no Brasil. Fomos a primeira instituição a assumir o ensino remoto”, ressalta a reitora.

No coração da comunidade

Em atividade do Programa de Gerontologia Social, idosos aprendem a suar aplicativos de celular

Mais do que um projeto, a PUC Goiás possui uma missão educativa que alcança toda a sua ação e trajetória. Reconhecida pela excelência do ensino de graduação e pós-graduação (especializações, mestrados e doutorados, também está presente no coração da sociedade goianiense por meio dos programas de extensão e ações comunitárias, que envolvem professores, estudantes e funcionários administrativos.

“É uma instituição que existe muito amplamente para além dos seus muros. Então, a nossa influência não é somente sentida na qualidade do ensino e na excelência acadêmica. Nós somos uma instituição que também tem ações que privilegiam o acompanhamento, a formação integral e uma certa assistência a comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade. Essa é uma característica desde que a PUC foi criada e, com certeza, isso também contribui para que a nossa universidade seja reconhecida como uma universidade completa”, diz Márcia de Alencar Santana, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil da PUC Goiás.

Márcia de Alencar Santana, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil

Ao propor uma educação integral, a PUC garante que o tripé ensino, pesquisa e extensão, que faz de uma instituição de ensino superior uma universidade, de fato seja cumprido. A PUC Goiás compõe a memória afetiva da comunidade goiana no que diz respeito à inserção social, ao manter uma presença efetiva junto a comunidades vulneráveis, com a participação dos estudantes, por meio do programa de voluntariado.

“Esse reconhecimento social que a PUC recebe mais uma vez como universidade particular mais lembrada por parte da sociedade goiana para nós é uma confirmação que, de fato, nossa instituição já faz parte do ideário de ensino superior e, fundamentalmente, do ideário de uma instituição com responsabilidade social”, afirma Márcia de Alencar Santana e acrescenta: “Então para nós é, mais uma vez, uma gratidão muito grande e um orgulho termos esse reconhecimento por parte da comunidade e da sociedade goiana.”

A pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa, acrescenta que “a universidade possui uma transversalidade muito grande nas classes sociais. As políticas de inclusão social que a universidade adota e adotou em toda a sua história faz com que esse enraizamento se aprofunde. Nós temos esse grande privilégio de ter aqui, de fato, uma representação social muito presente, muito clara e, portanto, esse número também expressa isso. Com certeza a pesquisa alcança os diversos extratos sociais e a universidade atravessa esses diversos extratos sociais por meio das suas políticas de inclusão social que são muito exitosas”.

 

Pró-reitora de Graduação, Sonia Margarida Gomes Sousa