PUC Goiás concede título de doutor honoris causa a Robert Alexy

A Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) concede na noite desta quarta-feira, 7, o título de doutor honoris causa ao jusfilósofo alemão Robert Werner Alexy, no Auditório da Área 4 da universidade. A solenidade conta com o apoio da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, proponente da honraria.

Reconhecido mundialmente como um dos grandes filósofos do direito na contemporaneidade, Alexy e suas teorias dos direitos fundamentais e da argumentação jurídica contribuíram significativamente para uma nova concepção do direito. O Brasil é um dos países onde sua influência é grandemente reconhecida, alcançando juízes de tribunais superiores e parlamentares.

Entre seus livros de maior destaque, estão os clássicos Teoria da Argumentação Jurídica, publicado em 1978 e traduzida para português, inglês, espanhol, italiano, lituano, chinês e coreano; e Teoria dos Direitos Fundamentais, publicado posteriormente e traduzido para português, inglês, francês, espanhol, italiano, polonês e coreano.

Robert Werner Alexy será a 22ª personalidade agraciada com o importante título na PUC Goiás. Também amanhã, durante a manhã, a Escola de Direito e Relações Internacionais da universidade irá transmitir ao vivo uma palestra inédita ministrada pelo pai da argumentação jurídica diretamente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT 18).

Biografia

Nascido em 9 de setembro de 1945, estudou Direito e Filosofia na Universidade Georg-August, em Göttingen, instituição onde concluiu seu PhD em Direito, em 1976, com a tese Teoria da Argumentação Jurídica, publicada como livro e, hoje, um clássico da área.

Filho da pequena cidade de Oldenburg, na Baixa Saxônia alemã, o jusfilósofo viu sua obra chegar a a mais de 20 países, do ocidente ao oriente. Em seu país, o professor aposentado da Universidade de Kiel foi honrado, em 2010, com a Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha. Pouco tempo depois, em 2013, recebeu o Kiel Science Award. Desde 2002, integra como membro efetivo a Academia de Ciências de Göttingen.