PUC Goiás começa preparativos para o Sínodo

A partir da resolução da última Reunião Pastoral da Arquidiocese de Goiânia, a PUC Goiás começou os preparativos para a 16ª assembleia geral do Sínodo dos Bispos em outubro de 2023, convocada pelo Papa Francisco. O tema será Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão.

O Sínodo começa em outubro de 2021 com uma fase diocesana, na qual a PUC Goiás estará responsável pela mobilização da comunidade universitária e a discussão do tema junto aos estudantes, professores e funcionários. A organização será realizada junto a Paróquia Universitária São João Evangelista.

Nesta quinta-feira, 30, foi realizada a primeira reunião preparatória do Sínodo na universidade com a presença da professora Olga Ronchi, reitora da PUC Goiás, da pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Helenisa Gomes, do pró-reitor de Administração, Daniel Barbosa, do padre Davi Jesus, da secretária da Paróquia, Bianka Leão e da professora de Ciências da Religião, Rosemary Neves.

O grupo decidiu que inicialmente serão criados cinco grupos focais com até 30 pessoas ligados às Escolas da PUC, onde haverá a discussão do Sínodo. Após esta primeira fase, coordenada pelos professores Daniel Barbosa e Rosemary Neves junto ao padre Davi, haverá a procura por outros espaços de ensino superior.

“A ideia é motivar as pessoas a participarem deste Sínodo, que tem exatamente como tema o próprio sínodo. Então vamos realizar encontros com articuladores nas Escolas que vão passar por treinamento e um preparo para multiplicar as questões ligadas à temática proposta”, explica o professor Daniel Barbosa.

As conclusões da universidade serão encaminhadas no começo de 2022 para a Arquidiocese de Goiânia, que irá compilar as conclusões de cada comunidade para enviar à Conferência Episcopal.