PUC Goiás celebra o Dia do Folclore com programação especial no Memorial do Cerrado

A já tradicional comemoração do Dia do Folclore, promovida pela PUC Goiás no dia 22 de agosto, foi marcada por uma rica e diversa programação no Memorial do Cerrado, localizado no Câmpus II, no Jardim Mariliza. O evento contou com apresentações de Congada, Folia de Reis, Catira, Roda de Capoeira, Roda de Viola e Rendeiras, além de oficinas de rapadura, garapa, cachaça e tapioca, entre outras atividades.

Mais de 100 escolas do ensino público e privado de Goiânia e municípios vizinhos participaram da celebração. Apenas no período da manhã, mais de 5 mil pessoas, principalmente estudantes entre 5 e 14 anos, visitaram o Memorial do Cerrado. Os diversos ambientes do complexo científico estavam abertos para visitação gratuita, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo e na história dos nossos ancestrais.

A reitora da PUC Goiás, professora Olga Izilda Ronchi, acompanhada pelos professores Márcia de Alencar, pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, e Daniel Barbosa, pró-reitor de Administração, esteve presente no Memorial. Durante a visita, a reitora destacou a importância do Memorial do Cerrado como um espaço de cultura e preservação da memória, especialmente em um dia tão significativo como o Dia do Folclore.

“A abertura do Memorial do Cerrado para celebrar o Dia do Folclore e trazer as crianças e adolescentes de Goiânia e região para conhecer esse grande espaço que a PUC Goiás mantém é de grande importância. O Memorial é uma homenagem ao nosso cerrado e aos povos originários desse bioma, sendo um espaço de cultura e preservação da memória”, afirmou a reitora. Ela destacou a presença de várias associações que trabalham a cultura de Goiás durante a programação e que permitiram que os jovens estudantes aprendessem mais sobre a cultura goiana, as tradições e aspectos antropológicos, culturais e sociológicos. “Esse espaço é uma riqueza para o estado de Goiás e para o Brasil, pois o Cerrado é um dos maiores biomas, e é essencial partilharmos a responsabilidade da sua preservação.”

José Rubens Pereira, mais conhecido como Rubão, diretor do Instituto Trópico Subúmido (ITS) e responsável pela organização do evento, também comentou sobre o significado desse dia dedicado ao folclore. “O folclore reúne diversas atividades culturais e expressões do nosso povo brasileiro. Aqui no ITS, trabalhamos a questão do cerrado e suas expressões culturais que vêm de povos antigos e que são transmitidas oralmente. Queremos mostrar para as crianças o que é o folclore e por que existe esse dia, trazendo ao vivo essas manifestações culturais para que elas possam sentir e entender essa história. Mostramos a capoeira, as tradições dos quilombos, as aldeias indígenas, a Folia de Reis, a Congada, entre outras. Queremos que essas crianças tenham a noção de como a vida era e como essas tradições contribuíram para a nossa modernidade”, explicou.

 

Para o jovem estudante Fernando Silva Filho, 12 anos, do Colégio Delos em Aparecida de Goiânia, ficou encantado com o Memorial e, em especial, com a roda de capoeira. “Achei da hora os instrumentos e a dança”, contou. Já Gustavo da Cruz, 14 anos, estudante do Cepi Professor Sebastião França, o evento foi a oportunidade de sair da sala de aula com os amigos e aprender um pouco. “A rotina é maçante e aqui a gente aprende de outro jeito. Gostei muito”.

A professora do Cepi Professor Sebastião França, Elizabeth Borges Marinho, acompanhou quase 300 adolescentes que puderam visitar pela primeira vez o Memorial do Cerrado. Para ela, que já conhecia a vila e outros espaços, foi a oportunidade de mostrar aos seus estudantes como eram as cidades antigamente, a organização social dos povos antigos e outras expressões da nossa cultura.

A programação continua durante toda a tarde, reforçando o compromisso da PUC Goiás com a preservação e valorização da cultura e das tradições goianas.

Fotos: Wagmar Alves

 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.