PUC ganha capela em homenagem à Nossa Senhora da Saúde

Foi realizada cerimônia de bênção e inauguração da Capela Nossa Senhora da Saúde, nesta quinta-feira, 15, na Área 1 da PUC Goiás. Com missa conduzida pelo arcebispo de Goiânia e grão-chanceler da universidade, dom João Justino, a cerimônia reuniu membros da comunidade acadêmica e da Pastoral Universitária. Também participaram da celebração o padre David de Jesus, vigário episcopal do Vicariato para Cultura e Educação, o padre Géster Cabral, coordenador da Pastoral da Universidade, a reitora da PUC Goiás, a professora Olga Izilda Ronchi e membros da reitoria.

O novo local ganhou o nome por estar no prédio da Escola de Ciências Médicas e da Vida. Além da imagem de Nossa Senhora da Saúde, a capela também ganhou imagens de São Francisco de Assis, São Camilo, São Lucas e Santa Apolônia. Todas foram abençoadas, junto ao altar e a edificação, pelo arcebispo.

O arcebispo Dom João Justino falou da felicidade em inaugurar e abençoar a nova capela da PUC, que se soma a outras capelas já em funcionamento na instituição. “Reconhecemos que a experiência da espiritualidade requer também espaços onde as pessoas possam ter silêncio para a oração, para ouvir a palavra de Deus, para a eucaristia. O projeto de Pastoral da Universidade é muito amplo e inclui muitas experiências e atividades, mas cuidar de alguns locais como este onde seja possível esta experiência espiritual é muito importante”.

Para a professora Olga, a nova capela será um lugar para compartilhar a palavra e o pão, como alimento, para toda a comunidade universitária. “A Pastoral da universidade e Paróquia Universitária vão trazendo para nós esta centralidade do projeto pedagógico institucional, que é pensar a formação integral dos nossos estudantes numa perspectiva do humanismo solidário cristão. No nosso caso, especificamente católico, mas aberto a todas as religiões”, afirmou a reitora.

Após a cerimônia, foi entregue o documento das Diretrizes Pastorais, elaborado por Narcélio Ferreira de Lima e membros da Pastoral. O documento é uma referência para o itinerário do cuidado pastoral com toda a comunidade universitária. “Este documento se propõe a ser o rosto de Cristo em nossa universidade”, declarou a professora Olga.

Coordenador da Pastoral da Universidade, padre Géster afirma que a capela estará aberta para receber a comunidade em seus momentos de oração, celebração eucarística, atendimentos e outras atividades religiosas. “Tendo uma capela perto há uma possibilidade a mais de rezar e de cuidar da sua vida espiritual”, explicou ele.

Origem

Nossa Senhora da Saúde passou a ser devotada na Idade Média durante a peste negra. Em 1599, durante a epidemia em Portugal, os coveiros ao abrirem as valas onde seriam enterradas as vítimas encontraram a imagem de Nossa Senhora. Então a população realizou uma procissão para pedir proteção e a peste cessou. Naquele momento, ela foi aclamada como Nossa Senhora da Saúde.

Foto: Wagmar Alves 

PUC Goiás
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.